Quem aqui se acha criativo? Quem aqui na infância tinha as ideias mais mirabolantes com os primos na casa dos avós? Daquelas de se esconder dentro do armário da cozinha, subir no fogão pra alcançar o pote de biscoitos. De trancar o priminho do lado de fora da casa. Hahahahah a criatividade é o que move o mundo e pessoas. Muito se fala em inovação hoje em dia e isso nada mais é que a capacidade de criar, ou recriar. E não está ligado só a objetos não, está ligado à sociedade, a humanidade. O ser humano está cada vez mais apto a se recriar, se reinventar, parar, pensar e identificar novas formas de encarar isso ou aquilo. É através desses questionamentos, pensamentos e reflexões que caminha a humanidade (um salve Lulu Santos!)

E isso é ótimo. Isso é progresso. Do contrário, estaríamos ainda morando em cavernas. A criatividade tem sido a menina dos olhos do mundo, na hora de se conseguir um emprego então…

Se mostrar uma pessoa criativa na entrevista é algo relevante e crucial assim como um curso de inglês, um MBA e tudo mais que possa alavancas suas qualificações, e isso vale não só para a área publicitária não viu? Isso vale pra vagas de trabalho como vendedores, advogados administradores e tudo mais. Vale pra todos e ganha quem a usa.

Gente, sabemos que a criatividade não é um botãozinho de PlayStation que você aperta o X+O+Y e vem um super poder, uma super ideia na mente. Ela precisa ser desenvolvida, cultivada. Ser criativo é conseguir aplicar essa criatividade. Não basta apenas ter boas ideias. Quem nunca falou a tão famosa frase “já pensei nisso antes”. Pois bem meus caros criativos, para ser um criativo é preciso determinação. Noções de execução. Boas ideias no papel ou só na cabeça não valem de muito.

E como todo mundo sabe que a criatividade não vem do além, que é preciso estudo, conhecimento, informação, referências, vamos deixar aqui pra vocês 5 vídeos, na verdade, documentários que vão inspirar, inquietar e te motivar. Aperte o play e deixe a imaginação rolar solta.

 

1- Oscar Niemeyer – A vida é um sopro

Nem precisamos dizer nada sobre a vida e obras desse cara né?

2- Cidade Cinza 

Para esses grafiteiros não é preciso muito. Apenas um spray e a mente aberta. Onde eles dão cor e formas por onde passam.

3- Lemonade 

Um documentário que mostra a criatividade a partir de um fator negativo, a demissão. Um grupo que teve a coragem e criatividade para transformar o próprio desemprego em oportunidade.

4- Chef’s Table

Claro que comida não poderia faltar. Jamais! Quer algo mais criativo que culinária? Cozinhar é arte e requer muuuuuita criatividade. Nesse documentário você vai ver as referências que grandes Chefs tem, e os obstáculos que superaram para chegarem ao topo da cadeia alimentar. Com muita criatividade, claro.

 Fonte: Hypeness