BLOG

Reduzindo lixo produzido na cozinha – Uma questão ambiental importante

lixo produzido na cozinha

É preciso ter consciência sobre todo e qualquer tipo de lixo produzido. Leia nossas dicas.

Quem cozinha com frequência consegue observar a quantidade de lixo que é gerado neste processo, não é mesmo?! São restos de carnes, cascas de legumes e verduras, partes de alimentos que não se consegue utilizar e por aí vai. Se em nossas casas esta realidade é presente, imagine nas cozinhas dos restaurantes.

Levando em consideração que trata-se de um local onde se produz uma quantidade maior de pratos e comidas, consequentemente, haverá também uma quantidade elevada de lixo gerado, algo que, se não contar com a devida gestão de descarte, pode causar um impacto ambiental ainda maior do que o que vem ocorrendo atualmente em todo o mundo.

Sabendo disso, no artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre este assunto e mostrar de que maneira é possível reduzir o lixo produzido na cozinha de um restaurante e, com isso, cuidar do meio ambiente de uma forma geral. Continue conosco e confira!

[ler mais]

Ovo – cuidados, mitos e verdades

cuidados com os ovos

Vamos falar sobre os cuidados e curiosidades sobre os ovos

Ao longo de muitos anos, o ovo foi considerado um dos grandes vilões da alimentação de todo e qualquer tipo de pessoa. Porém, conforme o tempo foi passando, observou-se que não era bem assim e que alguns equívocos estavam acontecendo com relação a este alimento.

Muitas pesquisas e estudos foram realizados neste sentido e, por fim, a ciência descobriu e demonstrou que o que todos nós estávamos acreditando, ou seja, que o ovo era vilão por seus teores elevados de colesterol, não era bem verdade. Isso quer dizer que, em nosso organismo, este colesterol não se transforma em algo que vai nos trazer malefícios, pelo contrário.

Atualmente, o que se sabe é que apenas um terço deste colesterol contido no ovo é absorvido pelo organismo. Além disso, por mais curioso que possa parecer, existem algumas suspeitas de que este superalimento tenha como um de seus papéis a proteção do coração. Isso porque, em um estudo, pesquisadores observaram que ao consumir ovos aumentava-se, de forma considerável, os níveis de HDL, ou o colesterol bom para as artérias. 

No artigo de hoje vamos nos dedicar a desvendar os mitos e verdades sobre o ovo, bem como os cuidados que se deve ter com relação a ele. Venha conosco e confira!

[ler mais]

Cozinha de Restaurante – Como funciona? Quais os cuidados?

cozinha restaurante

A cozinha é nosso ambiente preferido e por isso prezamos por ter todo cuidado do mundo com ela

Quando o assunto é cozinha de restaurante não é novidade dizer que a limpeza e a higiene são fatores de extrema importância, que precisam ser mantidos constantemente, para que, dessa maneira, seja possível prezar pela segurança de clientes e profissionais que ali trabalham, bem como pela integridade e credibilidade do estabelecimento. 

Para garantir que isso aconteça, ou seja, que a cozinha e todos os espaços que fazem parte da estrutura do restaurante sejam mantidos sempre limpos e higienizados, existem regras básicas que tais estabelecimentos são obrigados a cumprir, para que assim suas atividades realizem-se em conformidade com a normas vigentes em nosso país. 

No artigo de hoje vamos falar, não só destas normas, mas também de cuidados a mais que todo restaurante precisa adotar em sua rotina, com o objetivo de evitar que problemas futuros aconteçam para seus clientes e também para os negócios como um todo. 

Venha conosco na leitura deste conteúdo e fique por dentro de como funciona a cozinha de um restaurante e quais cuidados se deve ter neste ambiente no dia a dia!

[ler mais]

É nosso cliente? Conhece nossa história?

qg jeitinho caseiro

Um pouco mais sobre a nossa história

Os clientes do QG Jeitinho Caseiro amam em primeiro lugar a nossa comida que parece com a de suas casas! Todo o nosso cardápio é pensado para trazer a sensação de aconchego de uma comida caseira, bem temperada, quentinha e feita com alimentos frescos!

Nosso negócio nasceu da paixão por cozinhar. Temos orgulho em seguir receitas caseiras, testadas pelo tempo e por cozinheiros de mão cheia. Acreditamos que comida deliciosa se faz com ingredientes selecionados, dos melhores fornecedores, preparados com amor em nossa própria cozinha. Isso é o que chamamos de Jeitinho Caseiro: o carinho especial que colocamos em tudo que fazemos.

Some a isso, a paixão que temos em utilizar temperos frescos nos nossos pratos, cuidando e promovendo o bem-estar das pessoas. Acreditamos que isso prolonga a vida das pessoas. Esse é o propósito que temos aqui no QG Jeitinho Caseiro e o colocamos em prática em cada prato que servimos para nossos clientes.

[ler mais]

Produtos Perecíveis – Cuidado redobrado em estabelecimentos comerciais

cuidados alimentos perecíveis

Os cuidados com os alimentos perecíveis

Estabelecimentos comerciais que lidam com produtos perecíveis sabem que é necessário que haja atenção redobrada com relação a eles, para que, dessa maneira, seja possível garantir a segurança de seus clientes e também dos próprios funcionários. 

Isso porque tratam-se de produtos que necessitam de um cuidado todo especial em diversos aspectos, como no transporte, armazenamento, em suas embalagens, no estoque e por aí vai. Os locais que demonstram estar atentos a estes e diversos outros pontos relacionados aos produtos perecíveis, têm mais chances de se destacar, principalmente em um mercado em que a concorrência tem se mostrado cada vez mais acirrada. 

Por esta razão, no artigo de hoje, vamos falar justamente sobre o cuidado redobrado que os estabelecimentos comerciais precisam ter com os produtos perecíveis com os quais lidam em seu dia a dia. Continue conosco na leitura deste artigo e confira!
[ler mais]

Mise en Place – Organização é a base de um bom prato

mise en place

A organização pode ser a base de um bom prato

Dentro de uma cozinha, seja ela de restaurante ou não, o processo de preparação e de montagem de um prato requer atenção em determinados pontos, que são considerados essenciais, para que se tenha a oportunidade de obter um resultado positivo, depois que tudo for devidamente feito. 

São cuidados básicos, que ao serem seguidos, pelos mais diversos tipos de cozinheiros, garantem sucesso na criação, elaboração, preparação, montagem e na apresentação do prato às pessoas que forem degustá-lo. 

Entre esses cuidados está o mise en place, que contribui para que se mantenha a organização da cozinha e, assim, seja possível servir pratos saborosos, de acordo com com as receitas, e que, com certeza, vão agradar a todos. 

Para saber mais sobre este processo e seu significado e importância dentro de todo e qualquer tipo de cozinha, convidamos você a nos acompanhar nesta leitura e conferir sobre o que estamos falando.

[ler mais]

Gastronomia molecular – Um estudo diferenciado sobre os alimentos

gastronomia molecular

Quando a cozinha se junta a ciência

A gastronomia e seu universo têm cada vez mais despertado o interesse e a curiosidade das pessoas, que estão buscando, principalmente, aprimorar suas habilidades e conhecimentos, sobre este, que é um dos temas que naturalmente chama a atenção de todos e que também se expande constantemente. 

Algo que comprova isso são as mais diversas vertentes gastronômicas e os assuntos que as envolvem, como é o caso da gastronomia molecular, que trata-se, nada mais nada menos, que de uma tendência que faz a mistura de ciência e alimentos. Sim, é isso mesmo!

Para saber mais sobre este assuntos, venha conosco nesta leitura e descubra tudo sobre gastronomia molecular. 

[ler mais]

Cebola: ame ou odeie!

tudo sobre cebola

Tudo o que você precisa saber sobre a cebola

A cebola é um condimento muito utilizado na cozinha, porém ele não agrada a todos. Geralmente as opiniões sobre ela são bem extremistas, variando entre amor e ódio. É muito raro encontrar quem goste um pouco de cebola. Ou seja, a cebola acaba sendo um ingrediente na cozinha que divide bastante as opiniões. E você? Em qual time joga quando se trata da cebola? Você a ama ou a odeia?

Vamos conhecer alguns outros aspectos da cebola que não envolvem somente o gosto culinário que ela possui, quem sabe você pode acabar mudando de ideia sobre ela se a conhecer um pouco melhor!

[ler mais]

Cozinha consciente: preocupação com a natureza e o futuro das próximas gerações

Cozinha Consciente

Como se faz uma cozinha consciente?

O ritmo de crescimento global e econômico que foi registrado nas últimas décadas, especialmente depois da 2ª Revolução Industrial, exigiu muito das riquezas naturais do nosso planeta. O nível de extrativismo ainda é bastante intenso e isso gerou muitas pesquisas, no sentido de avaliar se o ritmo de produção é compatível com a reposição natural dos itens que consumimos em nosso dia a dia. 

Com isso, surgiram alternativas de práticas, que têm como objetivo minimizar os impactos de nossas ações no meio ambiente, em diversos níveis, tanto industriais como pessoais. Se não começarmos a nos preocupar com nossas ações no mundo, é possível que as futuras gerações enfrentem problemas muito sérios. 

Nesse sentido, algumas atitudes que tomarmos hoje podem afetar, positivamente, o futuro do planeta e de outras pessoas. Atitudes como diminuir o uso de sacolas plásticas para fazer compras, ou algumas empresas adotarem políticas de reutilizar insumos primários de produção, ou adotar maneiras de diminuir o gasto de energia elétrica, podem fazer toda a diferença em nossa própria realidade. 

Outra prática que pode ser repensada é o hábito de cozinhar e isso pode ter um impacto diário na vida das pessoas e na vida do planeta. A isso podemos dar o nome de cozinha sustentável. Ficou curioso para saber um pouco mais sobre esse conceito e o que ele envolve? Venha com a gente para entender mais sobre como uma cozinha pode ser sustentável! 

[ler mais]

Prato para crianças – Conheça os pratos kids da QG

pratos infantis

Nosso cardápio também possui pratos kids/infantis

Você enfrenta alguma dificuldade para conseguir fazer com que seus filhos comam? Hoje vamos abordar o tema da alimentação infantil e te ajudar a superar alguns obstáculos!

A infância é a fase de desenvolvimento do ser humano e muitos hábitos futuros serão incorporados ainda nesse período. Por isso, é muito importante cuidar da alimentação das crianças, ensinando hábitos positivos para elas desde já. É muito importante que a criança tenha contato com uma variedade de nutrientes, para que ter um desenvolvimento saudável.

Mesmo tendo essa percepção em mente, pode ser difícil e desafiador conseguir fazer com que a criança se convença a seguir o que seus responsáveis estão sugerindo. Para isso, existem metodologias e algumas pequenas práticas que podem deixar o seu dia a dia com seus filhos mais leve e tranquilo. 

Vamos desvendar um pouco mais sobre o tema da alimentação infantil a seguir, com algumas dicas do que você pode fazer para melhorar essa questão na sua vida e das suas crianças! 

[ler mais]