Uma situação pra lá de constrangedora é bater um papo – ou simplesmente deparar-se com alguém que tem aquele bafo de onça. E o problema é mais comum que muita gente imagina!

Segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 30% da população sofre desse mal, mas muitos nem sequer percebem, já que o sistema do corpo que identifica odores se adapta rapidamente ao (mal) cheiro.

Pra saber se você é um dos afetados, há um teste super simples e rápido: passe a língua no punho e aguarde 30 segundos. Se o local cheirar mal, cuidado, isso é um forte indício de que você também sofre de halitose.

Existem mais de 60 causas, mas em 90% dos casos essa disfunção está associada à higiene bucal mal feita.

Alguns cuidados básicos podem ajudar.

Utilizar o fio dental e escovar os dentes – sem se esquecer de higienizar o dorso da língua – após as refeições é fundamental. Comer de três em três horas, evitando o jejum prolongado também é importante, assim como a ingestão de bastante líquido – cerca de 2 litros por dia.

Mas existem algumas dicas que muita gente desconhece. Certos alimentos são importantes no combate à halitose e outros são considerados grandes vilões.

O QG selecionou alguns pra você!

1)   AMIGOS DA ONÇA

Não é mito: alho e cebola te deixam com mau hálito! É que, durante a digestão, eles liberam gases à base de enxofre. Esses gases caem na corrente sanguínea e saem durante a respiração, quando expiramos o ar. Brócolis, repolho e comidas gordurosas têm o mesmo efeito. E é bom fugir também do álcool e do cigarro, dois grandes amigos do bafo de onça.

2)   AMIGOS DO QG

Quem segue as dicas do QG não passa vergonha. Nossa equipe pesquisou e encontrou alguns macetes super embasados. Um estudo feito no Japão comprovou que a ingestão diária de um pote de iogurte ou leite fermentado acaba com a halitose. Os responsáveis por isso são os lactobacilos vivos, que exterminam as bactérias vilãs. Outro santo remédio é o chá. Quando fervida, a bebida libera substâncias que impedem as bactérias causadoras do cheirinho ruim de se fixarem na boca. Mastigar cenoura crua funciona quase que como uma faxina dos dentes, já que os pedaços da verdura eliminam os restos de alimento que ficam na boca. Agora, pra um momento estratégico, a dica é mascar chiclete sabor canela – ele elimina o mau hálito por cerca de meia-hora.

Amigo que é, o QG lembra que, além de seguir todas essas recomendações, é preciso estar em dia com seu dentista, fazer regularmente uma limpeza específica pra manter a higiene bucal e fugir do bafo de onça!

 

Fontes QG:
http://www.mauhalito.com.br/
http://www.fimdomauhalito.com/
http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/vida-saudavel/dicas-eliminar-mau-halito-699559.shtml
http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/mau-halito-acabe-ele-499526.shtml
http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/confira-5-dicas-praticas-para-evitar-o-mau-halito,8e77d5e284848310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/30-da-populacao-tem-mau-halito-veja-como-elimina-lo,19df3042284bf310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/quem-tem-mau-halito-nao-percebe-diz-especialista,1810c6ba75ece310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html