comida caseira fogão lenha

Benefícios da comida caseira

Cada vez mais as pessoas buscam inserir hábitos saudáveis em seu dia a dia, para que, dessa maneira, tenham a oportunidade de aumentar a sua qualidade de vida e de envelhecer com saúde.

Para isso, além de se exercitarem e de cuidarem da saúde mental e também da física, algo em que estão investindo é em uma alimentação mais saudável, que traga ao seu organismo os nutrientes que precisam, para sentirem-se plenas e satisfeitas a cada dia que passa.

Por esta e diversas outras razões é que a comida caseira tem ganhado um número maior de adeptos, pois seus ingredientes frescos, dos quais geralmente sabemos a procedência, nos oferecem uma infinidade de benefícios, capazes de contribuir, da maneira efetiva, para que tenhamos uma vida ainda mais saudável e com a qualidade que desejamos.

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre este assunto, que tem despertado o interesse de muitas pessoas. Continue conosco nessa leitura e conheça os principais benefícios da comida caseira e também a qualidade que ela traz para a nossa vida.

O que é comida caseira?

O primeiro ponto que vamos abordar neste conteúdo é sobre o que de fato é considerado como comida caseira. Assim como a comfort food, trata-se de um tipo de alimento que, geralmente, nos traz boas lembranças e um certo conforto quando estamos ingerindo-o.

Como o próprio nome diz, é um tipo de comida que, na maior parte das vezes, é feita em casa e nos remete justamente ao lar, aos momentos vividos em família e até mesmo entre nossos grandes amigos.

É comum observar certa simplicidade na preparação da comida caseira, sendo que entre os pratos mais conhecidos, podemos citar o arroz, com feijão, bife e batata frita, carne de panela, galinhada, farofa de ovo e por aí vai.

Os benefícios da comida caseira simples

Ao descobrirmos o que é comida caseira, nós conseguimos ter uma prévia sobre seus benefícios e também sobre a qualidade que ela traz para a nossa vida de uma forma geral. A seguir, vamos falar um pouco mais a respeito deste dois pontos, para que você entenda a importância de inserir este tipo de alimentação em seu dia a dia. Confira!

Alimentos frescos

Um dos principais benefícios que a comida caseira simples traz para a nossa vida é o fato de ser preparada a partir de alimentos frescos e orgânicos, o que afasta da mesa os industrializados, geralmente cheios de conservantes, que fazem um mal danado para a nossa saúde.

Isso faz com que ela se torne realmente valiosa na cozinha, uma vez que o seu preparo é feito com alimentos e temperos naturais, algo que, além de dar à comida um sabor a mais, também nos lembra o que é feito pelas nossas avós, mães, tias, tios, e por aí vai.

Economia

Seguindo adiante, outro ponto que torna a comida caseira algo benéfico e de qualidade para a vida de todo e qualquer tipo de pessoa, é o fato de que ela traz economia, em diversos aspectos.

A primeira delas é a economia para o bolso. Isso acontece porque ao optar por fazer suas refeições diárias comprando comida pronta e congelada em supermercados, você está arcando com custos que vão além do alimento propriamente dito, ou seja, você arca também com as despesas relacionadas ao negócio em si, como água, energia, aluguel, funcionários, entre outros.

Outra economia que você tem também ao optar pela alimentação caseira é a que está relacionada ao tempo. Por mais que ao comprar algo no supermercado você tenha a impressão de que está optando por uma solução mais rápida, a verdade é que, a partir do momento que você prepara o seu alimento, você já está economizando tempo, principalmente quando planeja suas refeições com antecedência, já que existem receitas que podem ser preparadas e ficar prontas em até 30 minutos.

Controle sobre o que está sendo ingerido

Os alimentos que consumimos fora de casa geralmente têm um alto teor de gordura, sal, açúcar, carboidrato, entre diversos outros elementos. A partir do momento que nos dedicamos ao preparo de nossas próprias refeições, nós temos a noção, o controle e a plena consciência da qualidade de cada um dos ingredientes que estamos incluindo em nosso café da manhã, almoço e jantar.

Ajuda a evitar essas doenças crônicas

A má alimentação, vinda do alto consumo de ingredientes industrializados, torna propício o surgimento de doenças crônicas, como a hipertensão, o diabetes, a obesidade, entre diversas outras, que impactam negativamente a nossa saúde, de forma considerável.

Quando optamos por preparar nossas próprias refeições, nós ficamos no controle do que estamos ingerindo, o que acaba por evitar que estas doenças apareçam em nossas vidas. Isso acontece, porque passamos a ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, através da comida caseira, algo que nos oferece os nutrientes exatos de que precisamos, para o nosso organismo.

Como saber a qualidade dos alimentos de um estabelecimento?

Alguns procedimentos, dentro do setor alimentício, são essenciais para garantir a qualidade e a procedência dos alimentos que vão para a mesa e para as casas das pessoas. Testes e uma ampla investigação laboratorial são realizados, para saber se os mesmos estão próprios ou não para o consumo.

Porém, por mais que haja a obrigatoriedade da manutenção da qualidade dos alimentos e a indústria disponha de meios para garantir que isso aconteça, o consumidor não consegue ter acesso a estes recursos, o que faz com que ele precise desenvolver técnicas, para saber se a procedência destes alimentos é boa ou não.

Através de um olhar atento, de uma boa observação das embalagens, bem como da forma como os produtos são dispostos nos estabelecimentos, é possível encontrar irregularidades, que possam prejudicar a saúde do consumidor.

A seguir, vamos compartilhar dicas para que você consiga identificar a qualidade dos alimentos de determinado estabelecimento. Continue a leitura e confira:

Evite embutidos

O ideal é evitar o consumo de alimentos embutidos. No entanto, se você não tiver opção, dê preferência para a aquisição de produtos industrializados, que venham de empresas registradas no Ministério da Agricultura, contem com certificações internacionais e que atestem que os alimentos estão sendo produzidos a partir de métodos seguros e previstos na legislação de nosso país.

Se for adquirir presunto, salame, queijo ou algo parecido, por exemplo, evite aqueles que estiverem dispostos em prateleiras, pois, em muitos casos, as embalagens destes acabam mascarando a validade, já que há uma facilidade maior para a troca das etiquetas, o que dificulta a identificação da procedência. Caso você fique com dúvidas, peça para que os mesmos sejam fatiados na hora.

Além destes embutidos, outro cuidado que se deve ter é com aquelas pizzas que são comercializadas em supermercados. Caso queira adquirir este produto, observe se ele tem o selo de certificação de sua qualidade e procedência. Se não tiver, prefira não levar, pois, sem isso, você não consegue identificar a origem dos ingredientes utilizados em sua produção.

Este cuidado é fundamental, pois estas pizzas geralmente são feitas com ingredientes reaproveitados e vencidos, o que pode causar danos à sua saúde, de uma forma geral.

Alvará da Vigilância Sanitária

Em estabelecimentos como os açougues, por exemplo, é obrigatório que o Alvará da Vigilância Sanitária fique exposto ao público, para que, dessa maneira, seja possível saber se trata-se de um lugar de boa procedência ou não.

Exigir o documento é essencial para a sua saúde, pois a carne é um dos alimentos que mais são fraudados, principalmente pelos locais onde os animais são abatidos e por transportes clandestinos. Assim, quando o estabelecimento não tem o Alvará, o que ele costuma fazer é moer a carne vencida ou com alto teor de gordura, para que, com isso, ela seja colocada à venda.

Outro ponto sobre o qual se deve ter atenção é com relação ao acondicionamento do produto. Se você observar que a carne está acondicionada em embalagens comuns, evite levar, pois estas propiciam a proliferação de bactérias, além de esconderem a sua validade. Dê preferência para os cortes que são feitos na hora e na sua presença.

Produtos orgânicos

Por mais que sejam considerados saudáveis e que até os tenhamos indicado aqui, é preciso que alguns cuidados sejam tomados também com relação aos produtos orgânicos, uma vez que eles não estão tao livres assim de determinados perigos biológicos.

O que acontece é que, no momento de seu plantio, é comum que, tanto agricultores, quanto donas de casa, utilizem esterco animal, sem se atentarem, ao certo, ao período correto de compostagem. Quando isso acontece, ocorre o estímulo ao surgimento de uma das bactérias mais contagiosas que existem, que é a salmonela.

Para evitar passar pelo inconveniente de uma contaminação ou intoxicação, o ideal é adquirir produtos orgânicos, que contem com selos de certificação. Além disso, sejam orgânicos ou não, algo que você sempre deve fazer é cozinhar bem as verduras e os legumes que for consumir.

Informe-se

Neste processo de tomar cuidado com os alimentos que for consumir, o que você deve levar em consideração é que empresas com boa reputação no mercado, que trabalham de forma idônea, não querem, de maneira nenhuma, ser associadas a possíveis fraudes.

Sendo assim, antes de ir ao supermercado, faça uma boa pesquisa, buscando informações sobre as fabricantes dos produtos que você tem interesse de adquirir e consumir. Procure na internet se estas empresas constam no site de órgãos oficiais e se possuem certificações e métodos seguros de produção.

Fazendo isso, você se sente mais seguro e leva para casa produtos de boa procedência e qualidade.

Comida caseira fora de casa

Ao longo do artigo demos bastante ênfase à necessidade de preparação das próprias refeições, pois, com isso, você consegue controlar melhor o que você, sua família e até mesmo seus amigos estão ingerindo.

Porém, se você tiver uma rotina muito atribulada, com intensas atividades, que lhe impeçam até mesmo de preparar a sua comida caseira, uma alternativa é recorrer aos estabelecimentos que oferecem este tipo de alimentação, como é o caso aqui do QG.

Por sermos especialistas em comida caseira de verdade, em nosso cardápio você encontra pratos diversos, que atendem às mais variadas necessidades. São grelhados, low carbs, saladas, especiais da casa, entre muitos outros, que farão você se sentir como se estivesse comendo na cozinha da sua própria casa.

Trabalhamos com alimentos de boa procedência, escolhendo os melhores fornecedores, do mercado, que estejam de acordo com nossos padrões de qualidade, para que, através disso, você tenha a alimentação saudável que merece em seu dia a dia.

E não paramos por aí! Tanto em nosso restaurantes, quanto por meio dos aplicativos dos quais fazemos parte, que é o Uber Eats e o Rappi, você tem acesso ao nosso cardápio e pode escolher a refeição saudável que deseja, seja para o almoço, para o lanche ou para o jantar.

Sendo assim, se você não está com tempo, nem para cozinhar e nem para nos fazer uma visita, pode baixar um destes aplicativos em seu celular e pedir um dos pratos aqui do QG.

Experimente o melhor aqui do QG e entenda o que é comida caseira de verdade fora de casa!

Lembre-se, que através de uma comida caseira simples, você consegue ter ainda mais qualidade de vida e benefícios diversos, capazes de fazê-lo sentir-se melhor e mais disposto. Insira este tipo de alimentação em sua rotina e sinta, em pouco tempo, mudanças positivas acontecendo em sua realidade.

Agora, conta pra gente nos comentários: você investe em uma alimentação saudável? Gosta de comida caseira? Fala pra gente sobre os seus hábitos e continue nos acompanhando, pois todos os dias trazemos excelentes dicas, para você, sua família e também para os seus amigos!