Não é uma tarefa fácil não é mesmo? Ter aquela sensação de que por mais que você faça esforços para equilibrar o quanto gasta e o quanto ganha, sua conta bancária sempre acaba ficando perto do vermelho ao fim do mês, pode ser uma coisas mais desagradáveis na vida.

Afinal, o salário aparece às custas de muito trabalho e é preciso ter uma contrapartida para isso: qualidade de vida. Mas temos alguns truques que podem melhorar a situação da sua conta bancária! Todos nós sabemos que para chegar ao emprego e salário dos sonhos é preciso perseverança e muita paciência, porque este não é o tipo de coisa que acontece da noite para o dia.

Mas se hoje você está em um emprego em que a remuneração está longe do que realmente deseja, não significa que sua carteira precisa ficar sempre vazia.

Dá para usar algumas táticas para tentar reservar uma grana a mais, assim você pode aproveitar aqueles dias de folga ou um feriado prolongado para fazer uma viagem curta, por exemplo. Ou mesmo ter organização para poupar dinheiro regularmente, fazer um investimento ou poupar para qualquer eventualidade.

Vamos aos truques?

Hora extra

Existem empresas que, em vez de adotarem o uso do banco de horas, pagam a mais por horas extras trabalhadas. Em outras situações, ainda que o período extra trabalhado seja convertido em banco de horas, você tem a possibilidade de ganhar a mais com comissões, como é o caso das meninas que trabalham com o comércio.

Se a sua situação se encaixa em um desses casos, vale a pena fazer algumas horas extras por semana para melhorar a sua situação financeira ao fim do mês.

 Reveja seu plano de celular

Na era do Whatsapp, Skype e outras milhares de apps e opções para conversar sem precisar pagar por isso, tudo bem que na era do “zapzap”, ligação é prova de amor, mas não faz o menor sentido gastar um absurdo em um plano de telefone. A não ser que você realmente precise.  Todas as operadoras oferecem opções em você não precisa gastar demais para manter seu celular. Se a sua conta estiver pesando muito no bolso, vale muito a pena rever seu plano e policiar-se mais na hora de ligar para alguém.

Caso a operadora que você usa não esteja com opções viáveis para você, estude o que as concorrentes têm para lhe oferecer e, se for o caso, peça a portabilidade do seu número.

Alimentação e lazer

Essa dica é antiga, mas não custa reforçar (e realmente faz muita diferença no bolso). Se você anda precisando economizar, nada melhor do que dar uma reduzida nos gastos com comida fora de casa. Na internet você encontra várias receitas super fáceis de fazer e bem econômicas, A gente até já deu algumas dicas já de receitas, clique e veja. Em vez de gastar com táxi e uma conta salgada no restaurante, você pode começar a organizar reuniões em casa com os amigos com mais frequência. Assim você não fica sem divertir-se, mas consegue segurar uma boa grana ao fim do mês.

Dê uma geral nas suas coisas

Já pensou em transformar em dinheiro aquelas coisas que você deixa encostadas em casa? Um quadro que você não quer mais na sua parede, a calça que você comprou, mas nunca usou, a televisão antiga que só fica ocupando espaço em um cômodo improvisado. Por que manter isso tudo? O que não faltam são opções para vender o que não te interessa mais. Dá para anunciar na internet, levar para um “topa-tudo”, feirinhas e bazares.

Seja criterioso no supermercado

Você mãe, pai, ou até os solteiros que moram sozinhos, ou dividem apê com amigos(as), este também é um assunto que se ouve falar com frequência, porque fazer supermercado sem planejamento é sinal de que a conta vai ficar bem mais cara do que deveria. Deixar os filhos em casa, optar pelas frutas da estação, evitar comidas congeladas que geralmente são mais caras,  ficar de olho nos preços anunciados em encartes e os que estão nas prateleiras, são medidas que podem ajudar a reduzir consideravelmente os seus gastos mensais com as compras de supermercado.

Diversão

Quem disse que para divertir-se é preciso gastar uma fortuna com entradas e consumações exageradas em baladas? Bom, não é proibido! Um champanhe, uma vodca cara, ou o melhor restaurante da cidade, podem sim estar no seu orçamento, mas não com tanta frequência.  Mas vale muito a pena ficar de olho nas programações gratuitas que sua cidade oferece, um bom site de entreterimento que te indique lugares bons e baratos é uma saída e tanto!  Fique de olho nos cadernos de cultura dos jornais, que sempre passam boas indicações de festivais, feiras, teatros, etc.

Tente programar-se com antecedência para festas viagens e eventos grandes, assim você consegue preços melhores nos primeiros lotes de ingressos, passagens ou mesmo descontos incluindo seu nome em listas de entrada. Seja para os gastos essenciais ou para os momentos de diversão, o que vale é usar a criatividade a nosso favor! Sempre existe uma forma de deixar um pouco mais de dinheiro na carteira, basta existir determinação e foco!

E você, já utilizou alguma dessas técnicas para economizar? Ou alguma outra? Conte pra gente!

Fonte: Finanças Femina/Fotos: Google