Organização pode ser sinônimo de prosperidade. Essa é uma lição milenar e de origem nas técnicas orientais do Feng Shui que buscam, através da harmonização do ambiente, a troca de energia negativa por positiva.

No dia a dia isso pode ser traduzido em atitudes simples que têm tudo pra mudar consideravelmente sua vida.

E quem vai te ajudar a corrigir certos hábitos é a equipe do blog JeitinhoQG, que selecionou com carinho algumas dicas de organização.

1)      COMECE BEM O DIA

Logo pela manhã, reserve meia hora pra ler e responder e-mails com mensagens curtas e diretas. Liste o que precisa fazer durante o dia, enumerando as prioridades e seguindo essa ordem. Elimine as fontes de distração (telefone, mensagens, redes sociais, etc) e se concentre ao máximo no que está fazendo pra aumentar a produtividade. Diante de uma inquietação interna, pegue uma caneta e anote o que te aflige – melhor ficar no papel que na sua mente!

2)      FAÇA CONTA DAS SUAS CONTAS

A partir de hoje é lei: anote tudo o que ganha e gasta. Isso vai te dar uma noção exata do seu orçamento. Assim, ficará mais fácil definir quanto vai destinar pra alimentação, transporte, lazer, etc. Tem um objetivo específico? Defina um prazo e um valor e passe a acrescentar esse sonho no seu orçamento.

3)      CARDÁPIO SEMANAL DEFINIDO

Manter uma alimentação saudável é fundamental para ganhar energia na busca de seus objetivos. O tempo não pode ser empecilho. Elabore um cardápio semanal e faça as compras no fim de semana. Ao chegar em casa, lave os vegetais, seque e guarde em potes. O mesmo deve ser feito com as frutas que, depois de higienizadas, podem ser embrulhadas em papel-toalha e guardadas em recipientes fechados. O lanche já está garantido! Pra não perder tempo cozinhando, prepare o jantar com calma. Dá pra fazer comida a mais e, no dia seguinte, só esquentar o almoço.

4)      FENG SHUI

A técnica chinesa de harmonização do ambiente pode trazer paz e espaço à sua casa. Só deixe entrar no seu lar o que for realmente importante, desde correspondências a móveis. Doe ou descarte aquilo que já não tem utilidade ou sentido pra você. Reserve cômodos e espaços específicos pra guardar os objetos. Encontre soluções práticas de armazenamento. Não deixe a preguiça virar bagunça. Usou, guardou!

5)      APLICATIVOS

A maioria dos aplicativos foi criado pra facilitar sua vida. O QG testou alguns e recomenda o Wunderlist pra gerenciar compromissos, o Remember The Milk pra organizar tarefas diárias, o Lemmon Wallet pra fazer cópias digitais de cartões e documentos com segurança, e o NutraBem pra ajudar na reeducação alimentar.