A modalidade ainda é novidade pra muita gente, mas quem conhece se apaixona. Faz bem à saúde, ajuda a emagrecer e eleva a níveis máximos as potencialidades do atleta. Mas é, acima de tudo, uma atividade desafiadora, e que empreendedor não ama desafios?

Pra se ter uma noção, o CrossFit surgiu nas forças armadas norte-americanas. Hoje, é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em academias de polícia, grupos de operações táticas e unidades de operações especiais do exército estadunidense.

Mas não se assuste: todos os pesos, cargas e dificuldades que envolvem a atividade serão adaptadas aos seus limites. Sua grande missão é se superar a cada dia, exatamente como fazem os empreendedores.

Sim, essa modalidade tem muito mais a ver com empreendedorismo que se pode imaginar. Competitividade, disciplina e controle mental são apenas alguns dos vários conceitos em comum.

PRODUTIVIDADE

Extremamente dinâmico, o CrossFit mistura vários tipos de exercício pra desenvolver de uma maneira global as nossas aptidões – força, velocidade, resistência, equilíbrio, precisão, etc -, melhorando, substancialmente, o condicionamento físico.

Ou seja, o mesmo tempo que você gastava se dedicando, por exemplo, a musculação e ergometria, é o suficiente pra trabalhar diversas capacidades físicas, tornando-se um atleta cada vez mais completo. Isso é produtividade!

AVALIAÇÃO

Traçar um objetivo e acompanhar o processo evolutivo dentro de um período pré-estabelecido é algo rotineiro para a maioria dos empreendedores. O CrossFit também é dominado por essa lógica, já que todos os dias há metas a serem cumpridas e o progresso, a estagnação e o retrocesso serão sempre avaliados. Isso mexe com o psicológico e acaba fazendo da modalidade algo extremamente estimulante.

JOGO MENTAL

Já imaginou olhar para o lado e ver o concorrente se esbaldando com o sucesso? Empreendedores passam por isso sempre, mas nunca se conformam. No CrossFit, você estará fazendo os mesmo exercícios de todo mundo na sala, e isso vai fazer com que você se supere, pegue mais pesado e vá mais longe do que normalmente iria se não fosse envolvido por esse jogo mental.

INTEGRAÇÃO

No CrossFit a pessoa que está se esforçando ao seu lado pode até ser considerada um adversário, desde que apenas no lado psicológico. É que, na verdade, o senso comunitário desse esporte é o que sempre prevalece. Há um direcionamento pra que uns estimulem os outros a superar limites pessoais, te cobrem quando você está em falta ou estagnado em uma determinada etapa, te elogiem quando você se sobrepõe. É como se um torcesse pelo outro e isso pode criar laços entre as pessoas. Empreendedores costumam cultivar relacionamentos. Se for pra elevá-lo – pessoal e/ou profissionalmente – melhor ainda! A contrapartida também é necessária. É esperado que você seja responsável pelo sucesso e fracasso dos outros, assim como grandes empreendedores fazem com clientes, empregados e investidores.

Gostou?

Então, invista no CrossFit, um esporte estimulante, desafiador e, acima de tudo, eficiente – como você!