Setembro chegou e com ele o tempo seco. Muitas regiões brasileiras estão registrando níveis críticos de umidade e o Centro Oeste está entre as principais delas.

No início do mês, a umidade relativa do ar em Goiânia chegou a 11%. O valor é tão baixo que a Organização Mundial de Saúde chegou a declarar estado de emergência.

Complicações respiratórias; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele, cabelo e olhos; eletricidade estática; mau funcionamento da flora intestinal e sensação aguçada de cansaço são apenas alguns dos prejuízos causados à saúde em tempos de seca.

Neste período é de suma importância manter o corpo hidratado. Por isso, o blog JeitinhoQG selecionou algumas dicas que podem te ajudar a evitar a desidratação.

MATE A SUA SEDE

Boca seca é o primeiro sinal de desidratação. O recomendado é beber pelo menos 2 litros de água por dia. Uma boa dica é tomar um copo de líquidos saudáveis e variados (água, suco, água de coco) pelo menos uma vez a cada uma hora.

BEBER E COMER

Alguns alimentos possuem alta concentração de água em sua composição. Alface, tomate e pepino são alguns deles. Capriche na salada!

 

ABUSE DAS FRUTAS

Frutas como melancia, mamão e melão, além de concentrarem muita água, ajudam a refrescar no calor. Fora que são uma delícia!

 

LANCHINHO SAUDÁVEL

Buscar hidratação sem uma alimentação correta pouco vai ajudar a minimizar os efeitos do tempo seco. A recomendação é comer algo de 3 em 3 horas. Por isso, leve sempre com você um lanchinho leve, com frutas, sucos, sanduíches naturais, soja tostada, barrinha de cereal, biscoito de polvilho, etc.

 

EVITE CAFEÍNA

Café e chá preto possuem grande efeito diurético. Isso facilita a perda de líquido. O ideal é evitar. Se não conseguir, beba uma xícara pequena e lembre-se de se hidratar depois.

 

Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticias/170003/uma-semana-de-umidade-muito-baixa/