Sabe quando o coração parece que vai sair pela boca? Não, não estamos falando da sensação gostosa de quem está apaixonado. É daquela queimação que sai do estômago e vai até a garganta, também conhecida como azia!

Sim, muitas vezes nosso estado emocional tem ligação direta com esse distúrbio, já que aumenta a produção de suco gástrico – líquido que dissolve as células dos alimentos no estômago -, mas que, em excesso, sobe para o esôfago, causando a azia ou, em casos mais intensos, o refluxo.

Mas estar a beira de um ataque de nervos não é a única causa da azia. Muitas vezes ela está ligada aos nossos (maus) hábitos!

Os principais são:
– Comer rapidamente
– Não mastigar direito
– Engolir grande quantidade de alimento de uma só vez
– Consumir, em exagero, alimentos gordurosos, ácidos e apimentados
– Deitar logo após a refeição
– Obesidade

O mais indicado é consultar médicos especialistas, mas algumas dicas podem ajudar a evitar certos equívocos do nosso dia a dia e, consequentemente, diminuir a sensação de queimação no estômago.

O JeitinhoQG listou algumas delas:

1)   BOM, BONITO E GOSTOSO
Para garantir a boa forma não é preciso parar de comer, basta bom senso na escolha da refeição, do horário e da quantidade. O ideal é optar por alimentos variados e fracionar as refeições, comendo de três em três horas. O mais indicado é se alimentar seis vezes ao dia. Pular refeição aumenta a chance de engordar, já que, quando consumimos muitas calorias de uma só vez, nosso corpo estoca os excessos em forma de gordura.

2)   DEVAGAR E SEMPRE
Mastigar de 20 a 30 vezes o alimento ou até que ele fique sem grandes pedaços sólidos. Sim, isso demanda paciência, principalmente quando estamos com pouco tempo e muita fome. Mas o ideal é separar pelo menos 20 minutos pra cada refeição. Que tal descansar o talher no prato, observar o ambiente ao seu redor, jogar uma conversa fora? Outra dica é comer em pratos pequenos. Se nada disso ajudar, já inventaram um garfo eletrônico que, graças a um sensor, aumenta a sensação de mordidas por minuto. Dá só uma olhada: http://www.kickstarter.com/projects/1273668931/hapifork-the-smart-fork-that-tracks-your-eating-ha-0

3)   TIM-TIM
Não é preciso deixar o brinde pra depois. Podemos comer e beber ao mesmo tempo, desde que em quantidade moderada. Um copo de 200 a 250ml não vai atrapalhar a absorção dos nutrientes. Se for muito difícil consumir “só” isso, tente dar goles menores. Assim, você pode beber até 30% menos do que com goladas livres. À noite, principalmente antes de dormir, essa dica pode ajudar bastante. Mas o melhor é evitar os líquidos antes de ir pra cama.

4)   LIVRE, LEVE E SOLTO
Usar roupas muito apertadas também agrava a sensação de azia. Troque o cinto pelo suspensório ou, simplesmente desafrouxe o acessório. Opte por roupas mais leves e folgadas.

5)   BONS SONHOS
Pra muitos, a hora de dormir é uma alívio. Pra quem sofre com azia e refluxo pode ser um pesadelo. Além de evitar comer e beber momentos antes de ir pra cama, um segredinho é deitar sobre o lado esquerdo do corpo e elevar a cabeceira da cama cerca de 15cm. Isso dificulta o retorno do conteúdo do estômago para a boca e pode te ajudar a ter uma noite super bem dormida.

6)   JEITINHO CASEIRO
Aquela bolachinha de água e sal ou pedacinhos de miolo de pão ajudam a absorver o ácido gástrico facilitando a digestão dos alimentos. O limão também é indicado para tratar a azia e a queimação. Deve-se tomar o suco puro – sem água nem açúcar – de 1 (um)  limão no momento da azia. Outro ótimo tratamento caseiro é o xarope de erva doce com hortelã. Embora não seja indicado para quem sofre com úlcera gástrica, esse xarope consegue eliminar a azia em poucos minutos.

Tudo isso, aliado a prática de exercícios físicos e a um estilo de vida menos estressante, com certeza vai ajudar a combater a azia, evitar exageros e ter um controle maior sobre sua boca e saúde!

————————————-

Nossas Fontes:

http://saude.terra.com.br/nutricao/coma-menos-veja-6-dicas-para-evitar-os-exageros-a-mesa,0cfb84aea438c310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html
http://saude.terra.com.br/nutricao/confira-50-erros-que-fazem-engordar-e-prejudicam-a-saude,e7998c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html
http://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-azia/
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/comer-rapido-deitar-apos-refeicao-e-ser-obeso-pode-piorar-azia-e-refluxo.html
http://www.dicascaseiras.com/2010/02/03/qual-melhor-tratamento-para-combater-a-azia/
http://www.saude.al.gov.br/vigilanciaemsaude/noticias/medicoorientasobreossin