cliente é importante

Os clientes são a base da QG!

O cliente feliz é o que nos auxilia na preparação de nossos pratos caseiros feitos com ingredientes frescos e especialmente selecionados!

Existem diversos aspectos que circulam o sucesso de um negócio, como a qualidade do produto ou serviço que você vende, produtividade, otimização de processos, gestão de pessoas e muito mais! Mas sem um bom relacionamento com o cliente tudo isso pode ser esforço em vão…  Sem clientes satisfeitos, toda a operação da sua empresa vai ficar sem um direcionamento adequado.

Então, estabelecer um relacionamento com clientes saudável é extremamente importante, para que seu negócio tenha sucesso integral. Isso é um dos princípios que trazemos no dia a dia do QG Jeitinho Caseiro. Queremos que nossos clientes se sintam acolhidos e em casa! 

Mas você sabe como manter uma relação saudável com seu cliente? Os motivos que fazem alguém amar uma marca? Ou odiá-la? Vem com a gente descobrir mais sobre esses aspectos que, circundam um bom relacionamento com o cliente!

Por que os clientes podem amar um negócio? 

Essa é uma pergunta que pode trazer inúmeras respostas, mas vamos falar aqui os motivos que achamos mais relevantes e que fazem as pessoas amarem uma marca. 

Atualmente, há uma tendência na qual as pessoas consomem ou deixam de consumir determinado produto ou serviço em razão da compatibilidade com os princípios, valores e ações de determinada empresa. Ou seja, o cliente estabelece primeiro uma conexão de compatibilidade com a marca ou empresa, da qual vai comprar o que almeja. 

Após esse primeiro instante é que ele começa a avaliar outros aspectos da empresa, como questões mais objetivas, tal qual a qualidade do produto, por exemplo.

Inicialmente, o consumidor quando tiver uma necessidade, ele vai primeiro pesquisar sobre as ações que a empresa possui para mitigar os impactos ambientais que gera, se possui ações de impacto social, se se preocupa com o bem estar de seus colaboradores, quais os princípios e valores que movem o cotidiano o seu cotidiano, entre diversos outros pontos essenciais para ele.

Essa tendência da identificação leva-o a ser fiel à marca com a qual se identifica e pode muitas vezes ser critério para que ele deixe de consumir determinado produto. Entretanto, esse nível de relacionamento que ele estabelece com uma marca é bastante profundo, uma conexão muito difícil de ser quebrada, uma vez que é uma relação que a pessoa estabelece referente ao seu estilo de vida, ou seja, é uma escolha de como essa pessoa leva sua vida. 

Essa marca que o indivíduo elege como compatível com a sua vida, terá um impacto muito grande na maneira de consumo dessa pessoa, além de ser capaz de influenciar em vida dela. Nesse sentido, é uma conexão em que a empresa está de fato presente no cotidiano de seu cliente. Mas como uma marca consegue atingir esse tipo de relacionamento com clientes?

Como já falamos, essa tendência de consumo diz respeito à compatibilidade de estilo que o cliente enxerga na empresa como um todo. Dessa forma, ela precisa primeiro conhecer a fundo o perfil do seu público-alvo: os seus gostos e desgostos, as suas crenças, os seus valores e princípios. Esse mapeamento de perfil pode ser feito através de pesquisas de marketing para entender melhor sobre o consumidor.

Com essas informações em mãos, a empresa pode então refletir sobre os valores que movem seu dia a dia, a personalidade que transmite em sua marca, sua essência, razão de existir, entre diversos outros aspectos. A partir disso é preciso avaliar de que maneira o cliente consegue perceber essas questões, para que se sinta de fato conectado com sua marca. 

Pode acontecer inclusive de você já realizar ações capazes de gerar valor para seus clientes, mas muitas vezes eles não saberem disso! Para que isso deixe de ser uma realidade, você deve simplesmente contar para os seus consumidores os outros aspectos do seu negócio que eles não estão cientes. 

Além disso, muitas marcas renomadas e consolidadas no mercado tiveram que repensar sua atuação e estruturação interna, com o intuito de continuar garantindo que suas ações fossem sinônimo de identificação com seus clientes. 

Essas questões fazem com que os consumidores desenvolvam amor por uma marca. Esse tipo de relacionamento e conexão é o ideal que as empresas devem buscar no relacionamento com clientes. 

Por que os clientes podem odiar um negócio? 

Seguindo o raciocínio anterior, a falta de identificação que uma pessoa desenvolve com seu negócio pode ser um fator que faz com que ele odeie uma marca. Atualmente, empresas que não possuem, por exemplo, uma preocupação com o meio ambiente, geralmente deixam de ser consumidas pelas pessoas. 

Ainda, ter políticas segregacionistas ou preconceituosas podem também ser motivos que façam com os clientes não gostem de uma marca. A lógica aplicada aqui é a de que os clientes não querem se sentir segregados ou mesmo vítimas de preconceito de uma determinada empresa, caso esta seja uma prática da organização. 

Outra coisa que leva as pessoas a odiarem uma marca é uma experiência ruim com seu produto ou serviço, especialmente se ela for reiterada, ou seja, se acontecer mais de uma vez. Um atendimento ruim pode ser um grande motivo de evasão de clientes, ou mesmo um problema não solucionado. Esses aspectos também vão desconstruindo o relacionamento que o cliente poderia desenvolver com sua empresa.

Nesse sentido, é muito importante pensar as atitudes da sua empresa em aspectos micro e macro. O micro pode ser considerado a sua ponta final de atuação que é o atendimento ao cliente e a experiência deste com seu produto ou serviço. O aspecto macro vai refletir nas ações que a empresa, enquanto instituição, desempenha na sociedade e no mundo. 

Por que os clientes amam o QG Jeitinho Caseiro?

Os clientes do QG Jeitinho Caseiro amam em primeiro lugar a nossa comida, que parece com a de suas casas! Todo o nosso cardápio é pensado para trazer a sensação de aconchego de uma comida caseira, bem temperada, quentinha e feita com alimentos frescos! 

Nosso negócio nasceu da paixão por cozinhar. Temos orgulho em seguir receitas caseiras, testadas pelo tempo e por cozinheiros de mão cheia. Acreditamos que comida deliciosa se faz com ingredientes selecionados, dos melhores fornecedores, preparados com amor em nossa própria cozinha. Isso é o que chamamos de Jeitinho Caseiro: o carinho especial que colocamos em tudo que fazemos.

Soma-se a isso, a paixão que temos em utilizar temperos frescos nos nossos pratos, cuidando e promovendo o bem-estar das pessoas. Acreditamos que isso prolonga a vida delas. Esse é o propósito que temos aqui no QG Jeitinho Caseiro e o colocamos em prática em cada prato que servimos para nossos clientes.

Também, nossos valores que permeiam e movem toda a nossa rede QG são: 

  • Perseverança, que é praticada através da nossa vontade e habilidade para recomeçar, ainda que existam insucessos.
  • Disciplina, ao nos organizar, ainda ao nos planejarmos tendo horizontes de curto, médio e longo prazo para que sejam cumpridos.
  • Ética que está em tudo que fazemos, especialmente traduzidos na honestidade, no respeito e na consideração com o próximo.
  • Família. Ela é para nós sinônimo de união, amor e fidelidade que aplicamos nas nossas atividades do dia a dia.
  • Saudabilidade é transmitida através da confiança na qualidade de nossos produtos e serviços.
  • Sustentabilidade. Nos preocupamos com o “amanhã” por meio de ações e parcerias idôneas.

Tudo isso faz com que conquistemos selos que atestam nossa qualidade no mercado. Pelo quinto ano consecutivo, o QG Jeitinho Caseiro recebeu o Selo de Excelência em Franchising, pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), símbolo de distinção das empresas franqueadoras no mercado, de 2013 a 2017. Recebemos também esse mesmo título em 2019. Em 2018 o QG Jeitinho Caseiro foi considerado a 6ª Melhor Franquia no ramo de alimentação do país pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Esses reconhecimentos são fruto de um trabalho de excelência no segmento de franchising.

Nos preocupamos também com o legado que deixamos no mundo. Por isso, desenvolvemos e praticamos medidas que nos aproximam ainda mais de políticas sustentáveis. Queremos garantir um planeta melhor e prorrogar a existência de recursos essenciais para a manutenção da nossa vida. Nesse sentido, adotamos em toda a rede QG as medidas de:

  •  Excluir da rede a utilização de canudos e tampas plásticas;
  •  Implementação do Copo Biodegradável para toda rede;
  •  Fabricação de Ecobags com materiais como banner e flyers de campanhas antigas;
  •  Reciclagem do óleo de cozinha utilizado na rede;
  •  Doações de roupas, objetos recolhidos entre nossos colaboradores e franqueados.

Nós do Grupo QG entendemos que a qualidade de vida e sustentabilidade são pilares que devem estar unidos e devem ser erguidos juntos, trabalhando políticas internas de conscientização com nossos colaboradores e sendo propagada para toda a rede, com o objetivo de fazer com que o Jeitinho QG seja muito mais que apenas uma maneira de cozinhar.

Por isso, também temos projetos fora da nossa rede voltados a garantir e assegurar a qualidade de vida da sociedade na qual estamos inseridos. Essas atividades são voltadas a entidades idôneas que necessitam de ajuda comunitária para dar sequência às suas ações. Atualmente, o maior projeto da empresa envolve uma séria campanha de doação de sangue ao Hospital do Câncer Araújo Jorge, referência nacional no tratamento de câncer. Denominado QG Até na Veia, o projeto conta com a doação dos próprios colaboradores, envolvimento da comunidade, empresas parceiras e formadores de opinião com o intuito de disseminar essa grandiosa atitude e alimentar o banco de sangue para os pacientes.

O nosso Jeitinho Caseiro permeia todos os aspectos da nossa empresa e também todos os níveis de influência que podemos ter na sociedade, para que juntos consigamos fazer do mundo um lugar ainda melhor para todos! 

Coisas simples que fazem brilhar os olhos do seu cliente!

Existem aspectos do seu negócio que podem parecer simples e mesmo fúteis, mas que aos olhos dos clientes são acolhedores e diferenciais para a sua empresa! Você já pensou se seus clientes percebem esses pequenos valores no seu negócio? Será que você pratica essas coisas simples no relacionamento com seu cliente?

Uma coisa básica e que não são todas as marcas que realizam é um bom atendimento ao cliente. Esse contato direto com ele deve ser agradável e respeitoso! Pode parecer pouco, mas às vezes um “Bom dia” faz toda a diferença e resolve uma situação conflituosa que esteja em voga. 

Fazer com que o cliente se sinta apreciado é também muito importante para desenvolver uma relação saudável com ele. Vale lembrar que se você respeita o seu cliente, ele também vai devolver esse respeito para com a sua empresa!

Ainda, problemas vão fazer parte da cotidiano da sua empresa, muitas vezes esse problema pode ser uma experiência do cliente. Nesse sentido é importante que a sua empresa seja capaz de apresentar um retorno que solucione de fato a questão do seu cliente. Às vezes essas situações são bem simples, mas a solução de um problema do cliente faz com que ele fique mais satisfeito com seu negócio. 

Outra coisa que pode parecer simples, mas é também apreciada pelos clientes é ter um ambiente que seja acolhedor. Uma boa apresentação da sua loja, por exemplo, pode fazer uma grande diferença na relação com esse cliente. Ainda, ter um estabelecimento bem higienizado agrada e fortalece a experiência que o cliente terá na sua loja. 

Todas essas pequenas ações devem ser consideradas para que o cliente fique sempre satisfeito com seu negócio. São coisas que talvez nem precisem de um investimento muito dispendioso, talvez seja apenas uma mudança de atitude que seja capaz de gerar brilho nos olhos dos clientes.

Gostou de conhecer mais sobre como aplicamos o Jeitinho Caseiro do QG no nosso dia a dia? Entendeu também como é importante desenvolver e nutrir um relacionamento saudável com seus clientes? Deixe aqui nos comentários o que você achou de falar mais sobre o relacionamento com o cliente e aproveite e compartilhe esse texto com seus amigos em suas redes sociais!