para que você, que mora ou que vai visitar a cidade, ficar bem informado sobre o que fazer e principalmente sobre o que e onde comer, que é algo que não pode ficar de fora da nossa lista de afazeres, quando falamos sobre um novo lugar do nosso Brasil.

Lugares para comer na cidade de Palmas, capital do Tocantis 

Nos conteúdos que produzimos aqui no Blog do QG nós sempre buscamos trazer informações relevantes e as melhores dicas para o seu dia a dia, para que, dessa maneira, você, seus amigos, familiares e todos os que tiverem a oportunidade de ler nossos artigos, tenham plenas condições de fazer boas escolhas, no que diz respeito ao quesito alimentação. E no material de hoje, esta realidade não será diferente. 

Hoje vamos falar sobre uma das localidades mais cultural e gastronomicamente ricas de nosso país: o Tocantins, mais especificamente a sua capital, Palmas. Tudo para que você, que mora ou que vai visitar a cidade, fique bem informado sobre o que fazer e principalmente sobre o que e onde comer, que é algo que não pode ficar de fora da nossa lista de afazeres, quando falamos sobre um novo lugar do nosso Brasil. 

Por isso e por diversos outros motivos, te convidamos para nos acompanhar nesta viagem gastronômica, para que você tenha, ao nosso lado, a oportunidade de conhecer e descobrir novos sabores e tudo de melhor que o Brasil tem para nos oferecer. 

Um pouco sobre Palmas

Antes de falarmos especificamente sobre a comida em Palmas, vamos falar um pouco sobre esta cidade de nosso país, para que assim você entenda sobre que bases a sua culinária foi construída. 

A jovem Palmas é a capital e também a maior cidade do Tocantins. Trata-se de uma das mais jovens de nosso país, com apenas 30 anos, porque a sua fundação se deu somente em 20 de maio de 1989, depois da criação do próprio estado, por meio da Constituição de 1988.

A cidade foi construída, principalmente, pelas mãos de trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de diversos estados, como Goiás, Minas Gerais, São Paulo, entre outros, sendo que apenas em  1° de janeiro de 1990 é que ela se torna realmente a capital, pelo fato de não ter antes condições físicas para receber as instalações necessárias para sediar o governos estadual, que se encontrava temporariamente instalado no município de Miracema do Tocantins. 

Palmas foi uma cidade completamente planejada, sendo inteiramente projetada, desde o seu início, para se tornar a capital do Tocantins, transformando-se na capital de estado mais nova do Brasil. Talvez, por estas razões, ela seja considerada uma das localidades com melhor qualidade de vida da região Norte do país, o que faz com que valha realmente a pena visitá-la. 

História e características da culinária de Palmas

Conforme dissemos anteriormente, Palmas foi construída pelas mãos de trabalhadores do próprio estado do Tocantins e de diversas outras regiões do país, o que dá ela a sua principal característica, que é a miscigenação de povos. 

Esta característica não fica  restrita apenas à sua população. Ela vai também para a sua culinária, que sofreu e ainda sofre influências, principalmente, portuguesas, paulista, mineira, negra, goiana e também da cultura indígena, que ainda habita região.

Dessa maneira, é possível constatar que a gastronomia em Palmas, de uma forma geral, tem como herança principal os povos que habitaram o Tocantins, que na época (século XVIII) ainda fazia parte do Norte do estado de Goiás, bem como dos próprios goianos que permaneceram na nova cidade e lá criaram raízes e estabeleceram a culinária que hoje se costuma consumir na capital. 

Por se tratar de uma cidade jovem, é possível dizer que a identidade da comida em Palmas é realmente moderna e culturalmente híbrida, ou seja, ela continua sendo formada e recebendo influências da interação que acontece entre seus moradores e os visitantes, que chegam e se encantam com a cultura local. 

Assim como em Brasília, que também é uma cidade bastante jovem, a característica que mais se destaca na gastronomia de Palmas é realmente a miscigenação dos povos que anteriormente a habitaram e dos que lá ainda se encontram. 

Principais pratos típicos de Palmas

Por mais que estejamos falando de uma cidade nova, é possível afirmar que no quesito variedade gastronômica Palmas oferece a seus visitantes turistas e moradores uma quantidade grande e diversa de pratos típicos e até mesmo de pratos internacionais. 

Entre os que mais se destacam estão aqueles que remetem às regiões com as quais o estado do Tocantins e até mesmo a cidade têm proximidade, como o Nordeste, Centro-Oeste, região amazônica e a Norte, da qual faz parte. 

Veja a seguir os pratos mais comuns que você encontra com facilidade nos lugares para comer em Palmas.

Peixada

Um elemento que tem presença constante na culinária de Palmas é o peixe. Por este motivo, a Peixada é o primeiro prato que vamos apresentar, pois realmente ele faz bastante sucesso entre a população da cidade e seus turistas. 

Trata-se de uma receita tipicamente preparada na região, que é preparada com peixe em postas e leva em sua composição temperos como cebola, alho, cheiro-verde, cenoura e leite de coco. 

De acordo com o costume dos cidadãos de Palmas, o costume é que este prato seja imediatamente servido logo após a sua preparação, acompanhado de arroz e farofa de manteiga. 

Peixe assado na folha de bananeira

Seguindo adiante com a lista de pratos feitos com peixe, que são encontrados com facilidade nos lugares onde comer em Palmas, agora vamos falar sobre o peixe assado na folha de bananeira. 

Geralmente a espécie escolhida é o tucunaré, por se tratar de um peixe comum na região. O seu preparo envolve o uso de alho, azeite, sal, limão e especiarias, que servem para marinar o prato, antes de colocá-lo diretamente no forno. 

Feito isso, ou seja, após marinar o pescado e ter o sabor totalmente absorvido pela sua carne, o peixe é enrolado em folhas de bananeira e é levado para assar no forno ou na grelha. 

Geralmente, para acompanhar, os palmenses combinam no prato bananas da terra também assadas. 

Chambari

Este é também um prato que realmente faz parte da cultura gastronômica, não só de Palmas, mas do estado todo de Tocantins. Na região, ele é conhecido como Chambari, mas em alguns outros estados e cidades do país, ele costuma ser chamado de ossobuco. 

O prato é feito basicamente com o músculo bovino com osso, temperado com sal, ervas, pimenta-de-cheiro, salsinha e coentro, podendo levar também tomate e muita cebola. 

Trata-se de uma comida típica bastante apreciada por toda população do estado, sendo, inclusive consumida por muitas pessoas, no café da manhã. 

Pequi

O pequi é um ingrediente que tem presença marcante na culinária de Palmas e de todo o Tocantins. Isso acontece pela sua ligação com o estado de Goiás, que fez com que a comida tocantinense fosse fortemente influenciada pela comida goiana, onde o pequi é altamente consumido em diversos tipos de pratos.

A fruta, que é rica em vitaminas, sais minerais e carotenóides, além de não faltar na mesa de goianos, palmenses e tocantinenses em geral, oferece-lhes uma ampla variedade de pratos, que podem ser preparados com a sua utilização, como o arroz com pequi, o frango de molho com pequi, a galinhada com pequi, entre diversos outros, que enchem os olhos e dão água na boca de moradores e também dos visitantes da cidade. 

Quando o mês de julho se aproxima, os tocantinenses já ficam animados, pois sabem que a época de safra da fruta está para chegar.

Paçoca de carne de sol

A paçoca de carne de sol com certeza está também entre os pratos mais queridos e amados de Palmas e de todo o Tocantins. Em praticamente todos os locais que servem comida típica da região, que você procurar onde comer em Palmas, você vai encontrar esta opção no cardápio. 

O seu preparo é bem artesanal e envolve basicamente o corte da carne em cubos e sua fritura em óleo quente. Em seguida, ela é levada ao pilão, para ser socada por aproximada 15 a 20 minutos, acompanhada de alho e farinha de mandioca. 

Além de extremamente saboroso, o prato traz consigo a grande vantagem de se manter em bom estado de consumo por diversos dias, sem que haja a necessidade de refrigeração. Esta foi uma das razões que fez com que ele ficasse tão popular entre os cavaleiros que passavam viajando pela região e levavam a paçoca na bagagem para se alimentar. 

Apesar de ser bastante consumida em Palmas, os tocantinenses consideram que a melhor paçoca de carne de sol é feita, na verdade, na cidade de Arraias. 

Amor perfeito

O amor perfeito é um biscoito de polvilho de mandioca, bastante consumido e tradicional na região de Palmas e também da cidade de Natividade, localizada na área turística de Serras Gerais. 

A sua receita tem nada mais nada menos que 100 anos e continua sendo feita pelos tocantinenses da mesma maneira, ou seja, de forma artesanal, com os biscoitos sendo moldados manualmente e levados ao forno de barro. 

Frango tostado

Se você sair e procurar onde almoçar em Palmas, ou jantar, com certeza vai encontrar no cardápio o frango tostado, pois ele faz bastante sucesso entre os moradores da cidade.

Para prepará-lo é preciso contar com especiarias e colorau, que ficarão com a responsabilidade de dar mais sabor e realce ao alimento. Em seguida, utiliza-se bastante alho, cebola, toucinho e pimenta-do-reino, que a população de Tocantins adora. 

Para acompanhar, no mesmo recipiente em que o frango é preparado são colocadas muitas batatas, que, conforme vão sendo cozidas, vão absorvendo todo o tempero e ficando bem macias.

Em Palmas, coma no QG

Se você é morador, ou está visitando e conhecendo as belezas naturais e gastronômicas de Palmas, precisa aproveitar a oportunidade de comer no QG. Não só pelos saborosos pratos que oferecemos em nosso cardápio, mas também para experimentar o nosso Jeitinho Caseiro de fazer tudo por aqui, que vai ao encontro das características e tradição da culinária da cidade. 

Conforme pudemos acompanhar ao longo de todo o texto, nos lugares onde comer em Palmas é possível encontrar pratos típicos, não só da culinária da cidade, mas que remetem também à uma comida regional e caseira, que se assemelha bastante a todos os alimentos que são feitos nas cozinhas do QG espalhadas pelos mais diversos restaurantes da marca existentes no país. 

Esse jeito especial de fazer comida, que chamamos carinhosamente de Jeitinho Caseiro, está na nossa história, que nasceu no interior do estado de Goiás, e é o nosso grande diferencial, que faz com que todos aqueles que provam qualquer um de nossos pratos e lanches, se apaixonem de primeira e permaneçam ao nosso lado por muito tempo. 

São grelhados, pastéis, pratos especiais da casa, sanduíches, petiscos, opções feitas especialmente para quem está de dieta ou possui algum de tipo de restrição alimentar, que são os pratos Low Carb QG, saladas, pratos infantis, entre muitos outros, que proporcionam a você uma experiência incrível, capaz de te fazer sentir o quanto somos apaixonados pela arte de cozinhar com temperos frescos, promovendo o bem-estar e cuidando para prolongar cada vez mais a vida das pessoas com as quais temos contato.

Diante deste e de muitos outros motivos, que você só vai descobrir visitando o nosso restaurante, que fica localizado no Capim Dourado Shopping, é que vale a pena experimentar uma ou várias de nossas especialidades, quando você estiver procurando onde almoçar em Palmas ou onde jantar em Palmas. 

Aproveite esta oportunidade e venha se alimentar bem e de forma saudável, aqui no QG Jeitinho Caseiro!

Agora, que tal deixar abaixo, nos comentários, o que você achou sobre este conteúdo e de saber um pouco mais sobre a culinária da cidade de Palmas? Diga-nos se você já experimentou um destes pratos e se ficou com água na boca só de ler a descrição de cada um. 

E se você curtiu esse texto, ajude outras pessoas a ampliarem seus conhecimentos sobre esta maravilhosa região de nosso país e compartilhe-o em suas redes sociais, com seus amigos. 

 

ID da Imagem: 1411038779