Chegar ao sucesso não é fácil. Mantê-lo é ainda mais difícil. E a única coisa que existe em comum na busca de ambos os objetivos é paciência.

São poucos os que dotam e cultivam essa virtude. A maioria das pessoas que resolve abrir um negócio geralmente espera retorno imediato. Não é bem assim!

O caminho até o êxito é longo e precisa ser construído respeitando cada etapa, desde o surgimento da ideia até a sua consolidação.

“Não desista, seja audacioso e, acima de tudo, persista! O caminho é árduo, mas é plantando que se colhem os frutos”. Parece discurso batido, comum, trivial. Mas é uma lição eficaz e, justamente por isso, atemporal, eterna.

O primeiro passo é descobrir o terreno mais fértil para o seu negócio. E esse é um processo que vai demandar tempo, assim como acontece em uma lavoura, onde o cuidado é diário e a dedicação é sempre máxima.


Tenha foco na sua proposta e no seu público alvo, divulgue seu produto/serviço onde o cliente ideal vai ver e não se envaideça com elogios – ainda há muito o que fazer!

O mercado muda, as tendências mudam e sua estratégia mercadológica deve acompanhar esse ritmo.

Isso significa que o trabalho é constante. Não se frustre se o sucesso demorar a chegar. O importante é que ele chegue e que você tenha sabedoria pra recebê-lo e, acima de tudo, mantê-lo, assim como um lavrador que, em um só ato, colhe um fruto e já planta outro, sempre pensando no hoje e no amanhã.