tudo sobre panelas

Pode não parecer mas as panelas influenciam no aroma e sabor dos alimentos

As panelas são itens essenciais em uma cozinha e que merecem atenção e o devido cuidado, para que, dessa maneira, seja possível fazer comidas deliciosas, aromáticas e saborosas, seja em casa ou em um restaurante, por exemplo.

No entanto, mesmo tendo ciência disso, nós sabemos também o quanto é desafiador manter, cuidar e limpar as panelas nossas de cada dia, principalmente quando nos distraímos, perdemos o ponto e acabamos deixando a comida queimar.

Mas mesmo sendo desafiador, o mais importante nisso tudo é não desistir. Por isso, no artigo de hoje, vamos compartilhar com dicas eficientes para que você saiba quais cuidados deve ter, para manter as panelas de sua casa sempre limpas e brilhando. Continue nos acompanhando nesta leitura e confira!

Como manter, cuidar e limpar nossas panelas?

Antes de qualquer coisa, é importante enfatizar que existem tipos diferentes de panelas e é baseado nisso que vamos compartilhar as dicas de como você pode e deve manter, cuidar e limpar as suas. Confira:

Panelas de alumínio

O primeiro tipo de panela sobre o qual vamos dar dicas são as panelas de alumínio. Assim, antes de qualquer outra informação, é importante saber que, para deixá-las com aquele brilho, como se estivesse saindo agora da caixa, o passo ideal é simplesmente não areá-las. Ficou surpreso com a informação? Então continua a leitura, que vamos te contar o motivo disso.

A razão de não precisar arear a panela de alumínio é que se você optar por isso, você vai simplesmente precisar repetir este processo todas as vezes que for lavá-la. Ao invés disso, o que você deve fazer é, na parte externa da mesma, utilizar buchas pouco abrasivas para limpar e também sabao em pedra, que já são elementos mais do que suficientes para este processo de limpeza.

Agora, se você tiver uma panela mais velha em casa e quiser que ela ganhe um brilho extra na parte externa, é só cobri-la com bicarbonato de sódio, umedecer com um pouco de água quente e deixar que a substância aja por aproximadamente duas horas. Depois de fazer isso você verá que o brilho voltará com pouco esforço.

Agora se estivermos falando de um problema de limpeza na parte interna, o que pode ser feito é apenas tirar o excesso do alimento grudado, por exemplo, levando a panela ao fogo, com água a quatro colheres de vinagre. Feito isso, é só esperar ferver e esfriar, e depois lavá-la novamente.

Panelas de inox ou vidro

No caso destes tipos de panelas, a lógica das de alumínio também serve aqui, ou seja, não arear e utilizar o mesmo processo de limpeza, para deixá-las brilhando.

Agora, se o problema encontrado forem manchas escuras no interior da panela, o melhor caminho é ferver água, incluindo algumas rodelas de limão e depois lavar.

Panelas de cerâmica

Este é um tipo de panela que tem ganhado cada vez mais espaço nas cozinhas de várias casas, principalmente pelo fato de serem bem bonitas e terem o fundo antiaderente. Assim, o seu processo de limpeza e cuidado é bem simples, ou seja, caso você queira retirar resíduo de comida grudada, basta usar bicarbonato, um pouco de vinagre e deixar alguns minutos de molho.

No caso da limpeza diária, é só usar água quente também e detergente neutro, que isso com certeza vai garantir que as suas panelas de cerâmica durem bem mais.

Panelas antiaderentes de teflon

Por serem bem mais práticas que as demais, as panelas antiaderentes de teflon saem na frente na preferência de quem cozinha. Mas mesmo contando com toda esta praticidade, é preciso lançar mão de cuidados, considerados essenciais, para que as mesmas mantenham a sua durabilidade.

Entre esses cuidados está a necessidade de evitar o aquecimento em excesso da panela, quando ela estiver sem nenhum alimento; evitar a utilização de objetos pontiagudos ou de metal na hora de cozinhar, já que estas ações podem acabar danificando o seu revestimento.

No que diz respeito à limpeza, na hora da lavagem é só usar o lado macio da bucha e um pouco de limão sobre a sua superfície ainda quente, pois isso vai ajudar na retirada dos resíduos de alimentos grudados no fundo.

Panela de ferro

Seguindo adiante com as nossas dicas de limpeza e cuidado para cada tipo de panela, agora vamos falar das panelas de ferro. Trata-se da mais resistente, em comparação com as demais, já que, uma de suas principais características é não se deformar diante do calor.

Assim, entre as dicas para a sua manutenção, está o uso de uma esponja macia e detergente neutro, na hora de lavá-la. Agora, se você tiver uma panela dessa em casa e deseja evitar que a mesma enferruje, é só colocá-la no forno bem quente para secar, depois que for lavada. Feito isso, após esfriar, basta passar uma camada de óleo na mesma, pois isso ajuda a protegê-la, enquanto estiver guardada.

Panelas de barro

Por fim, chegamos então na panela de barro, aquela que, entre todos os tipos, é considerada a mais tradicional e antiga. Assim, a sua conservação envolve o uso de esponja macia e também detergente, para lavá-la.

Outro ponto importante, que também garante a sua boa manutenção, é não colocá-la diretamente em uma superfície fria, após a mesma sair do fogo, já que esta ação pode contribuir para que surjam rachaduras na panela.

Dicas extras

Existem outros cuidados gerais, que você pode e deve ter, em prol da boa manutenção de suas panelas. Entre eles está:

  • Procurar lavar as panelas logo depois das mesmas esfriarem, para evitar o dobro de trabalho na hora de retirar as sujeiras;
  • Deixar de molho, caso não consiga lavá-las de imediata;
  • Antes de levá-las à máquina de lavar louças, verificar se as mesmas podem ser levadas à máquina. O ideal é lavar de modo tradicional, para que as panelas durem mais;
  • Em caso de panela queimada, é só remover o queimado com um pouco de bicarbonato de sódio e água quente;
  • Dê preferência aos utensílios de silicone, resistentes ao calor, para utilizar em suas panelas, pois isso ajuda a manter o antiaderente que elas possuem;
  • Evite guardar a frigideira com óleo, para que a mesma não acabe amarelando;
  • Por fim, evite também colocar a panela extremamente quente em água fria, pois, independentemente de seu material, esta pode acabar entortando toda, o que diminui consideravelmente a sua durabilidade.

Ao investir cuidadosamente em todas as dicas que compartilhamos aqui, com certeza suas panelas se manterão limpas e brilhosas, assim como realmente devem ser. Coloque tudo isso em prática e depois conte para nós como foi a sua experiência.

Deixe nos comentários também quais truques você usa para manter, cuidar e limpar suas panelas. Nós e todo mundo que lê o nosso blog quer saber.

E, por fim, porém não menos importante, continue nos acompanhando, para levar para o seu dia a dia, mais dicas como estas.