Com o crescimento vertical das cidades parece que ficou cada vez mais difícil cultivar uma horta em casa. É que a falta de espaço em apartamentos limita muito os hábitos de por a mão na terra, pra valer! Mas sempre existe uma solução criativa para os problemas do cotidiano.

Corretamente adaptada ao espaço e aos recursos disponíveis, uma horta orgânica pode trazer uma infinidade de benefícios para o bem estar da sua família e para o meio ambiente.

 

 

Para montar sua horta em casa escolha um espaço onde haja, no mínimo, 4 horas diárias de sol e use vasos pequenos com furinhos no fundo, eles são o suficiente para dar início ao processo e promovem o escoamento da água. Antes de colocar a terra, preocupe-se em forrar o vaso com argila e manta de bidim, eles são importantes na filtragem da água e ajudam a deixar a horta com a umidade na dose certa.

Com o vaso preparado você pode escolher que tipo de tempero vai cultivar, se atentando à necessidade de espaço de cada um. Vasos de 30cm são recomendados para plantas que precisam de maior profundidade como capim cidreira, manjericão, alecrim, sálvia e pimenta. Os de 15cm são melhores para plantas rasteiras como salsinha, coentro, cebolinha e orégano.

 

 

A cultura de hortas orgânicas em casa é uma prática que só tende a crescer, mas lembre-se, sua manutenção exige cuidados diários e dedicação. Busque essa opção como terapia alternativa para os dias cansativos e fuja da rotina colhendo, literalmente, bons resultados para sua vida.

#DicaJeitinhoQG