Vamos aprender um pouco mais sobre os temperos naturais

Os temperos permeiam a história da humanidade e inclusive motivaram cruzadas para desbravamento de outras partes da terra. Vamos então descobrir mais sobre essas iguarias que marcam presença constante no nosso dia a dia.

Tamanha é a influência que os temperos possuem na nossa alimentação, que hoje em dia é comum que muitas pessoas deem preferência a temperos prontos, em razão da falta de tempo, que também está presente em nosso cotidiano. Esses temperos são basicamente artificiais, na verdade imitam os sabores de alimentos naturais. Geralmente, possuem grande quantidade de sódio, sendo uma fonte de consumo de sal bastante elevado, o que não faz bem para a saúde.

É preferível, portanto, que utilizemos temperos naturais, uma vez que eles vão preservar o sabor natural dos próprios temperos e do alimento que será preparado. Além disso, são mais benéficos para saúde, já que estão em sua essência pura e conseguem preservar seus benefícios naturais. Ainda, pode parecer que seja difícil preparar temperos naturais, mas em alguns minutos você consegue fazer uma mistura mais saudáveis e também fácil de armazenar.

Vamos descobrir mais sobre o que está ao redor do universo dos temperos caseiros? Venha com a gente na leitura sobre essas delícias, que deixam nossos alimentos ainda mais saborosos! 

O que são temperos caseiros?

Temperos caseiros são misturas de ingredientes frescos feitos em casa mesmo. Mas você sabe qual é a melhor forma de fazer um tempero caseiro? Se não sabe, vem com a gente para descobrir como preparar um mix de temperos da melhor maneira possível. 

Bom, tudo se inicia com uma boa escolha dos ingredientes. O mais desejável é que sejam frescos, se possível é ainda melhor comprá-los diretamente com o produtor. Ou se você quiser investir mesmo na qualidade dos seus temperos, ter uma pequena horta em casa pode ser sinônimo de ingredientes frescos todos os dias. 

Pode até parecer impossível ter uma horta em casa, mas existem várias maneiras de otimizar seu espaço, para ter esse benefício de ingredientes frescos no dia a dia! Na hora de escolher os seus ingredientes observe se os aromas das especiarias ainda estão presentes, de maneira notável e forte. Com relação às ervas, observe se suas folhas ainda estão firmes. 

Depois de escolher seus ingredientes, é preciso que você os armazene de maneira correta. As ervas devem ser lavadas e armazenadas depois de secas. Isso faz com que consigam durar por mais tempo. É bom deixar a água escorrer depois de lavar, você pode, por exemplo, as deixar em uma peneira por alguns minutos, para que a água drene mais. Depois de secas, é recomendável que as mesmas sejam envolvidas em papel toalha e guardadas em potes tampados na geladeira. Fazendo esse “ritual”, as folhas conseguem durar em média de 4 a 6 dias. 

Se você acha que essa maneira de armazenamento não funciona para a sua rotina, em razão de ser muito atribulada e corrida, você pode também lavar essas ervas, deixá-las secando, depois picá-las e guardá-las em potes de vidro, para que sejam congeladas. Fazendo o armazenamento dessa maneira, esses ingredientes podem ser utilizados em até 3 meses. 

Depois de seguir essas etapas, você já pode temperar os alimentos que está preparando. Você vai ver uma diferença inigualável de sabor, ao mudar de temperos prontos para temperos frescos. Mais a frente vamos compartilhar aqui algumas dicas sobre como temperar cada tipo de alimento, desde legumes e verduras até as carnes vermelhas, entre outros tipos. 

Por que são mais saudáveis?

Os temperos frescos e naturais são mais saudáveis pelo fato de trazerem compostos biologicamente ativos. Ou seja, são fontes de elementos que auxiliam na melhora e no bom funcionamento do nosso corpo. Por exemplo, algumas ervas e especiarias podem conter compostos anticancerígenos, ou mesmo, ter ações analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, entre outras. 

Esses alimentos vão ser também fontes de vitaminas essenciais para um bom funcionamento do nosso organismo. Em detrimento de temperos prontos, que são maléficos à nossa saúde, em razão de possuírem altos teores de sódio, corantes e conservantes. Vamos conhecer essas propriedades saudáveis de alguns dos temperos que mais consumimos e utilizamos na nossa alimentação. 

Quais são esses temperos e quais benefícios trazem à saúde? 

Existem ingredientes que usamos com maior frequência para temperar nossas refeições, mas desconhecemos as propriedades que trazem benefícios à nossa saúde. Pode ser um tempero de família, que além ser uma delícia, te faz ser ainda mais saudável e você não está sabendo! Vamos conhecer alguns deles, a seguir:

  • Alho

O alho é bastante usado para o preparo de alimentos. Quem em casa não refoga alho antes de fazer um arroz que seja? Pois saiba que o alho é capaz de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose e a obstrução coronária. Isso faz que se diminua o nível de colesterol e coágulos no sangue. Essa ação se dá em razão de ter um componente chamado alicina, que possui essas ações no nosso organismo. 

Ainda, o alho possui características antibacterianas, que tratam infecções e também auxiliam na prevenção de gripes e resfriados. É fonte de vitamina B6, que é essencial para o funcionamento do sistema nervoso, deixando também a nossa pele com um aspecto ainda mais saudável. 

  • Coentro

O coentro é um tempero que gera muita polêmica: há quem ame e quem odeie. É bastante usado aqui no Brasil na culinária nordestina e também do Norte do país. Geralmente também é muito usado para temperar peixes. 

Independentemente de quem não goste desse tempero, fato é que o coentro possui os flavonoides linalol, pineno e terpeno. Esses compostos ajudam no processo digestivo. Além disso, possuem propriedades bactericidas e fungicidas. O coentro é ainda fonte das vitaminas C e do complexo B, assim como de cálcio. 

Possui uma propriedade antioxidante, podendo ajudar na prevenção de doenças neurológicas. É fonte do que chamamos de colesterol bom (HDL) e ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), por ser composto por ácido linoleico, ácido ascórbico, ácido esteárico e ácido palmítico. Também é uma rica fonte de fibras, auxiliando em problemas do trato intestinal. 

  • Cebolinha 

A cebolinha é bastante versátil e ao contrário do coentro não é tão polêmica com relação ao seu uso. Muito utilizada para temperar verduras e legumes, ou mesmo pratos como sopas e caldos. A cebolinha é rica em vitaminas A, C e E, além de ser fonte de magnésio, ferro e cálcio. Possui ação anti-inflamatória, além disso é um dos antibióticos naturais mais potentes. Uma curiosidade é que foi um remédio muito usado pelos romanos para tratar dores de garganta. 

Ela também é um estimulante de apetite, pode ser uma opção saudável para pessoas que procuram ganhar peso. Recomenda-se que seu consumo seja diário e de pelo menos três hastes por dia. 

  • Cúrcuma 

A cúrcuma pode ser um tempero não muito conhecido. Ela é um dos componentes do curry (um famoso tempero indiano). Mas uma colher de chá diária de cúrcuma pode ser um super remédio para o nosso corpo, já que possui propriedades anticancerígenas. 

Ela é capaz de prevenir doenças cerebrais, como o Alzheimer, devido ao fato de ser capaz de identificar as camadas de placas de amiloides, que podem ser responsáveis por interferir nas sinapses cerebrais, quando presentes em excesso. 

Também atua no sentido de desinchar as articulações, sendo bastante recomendável para aqueles que possuem artrite ou artrose. Auxilia no aumento da imunidade do corpo, por ser fonte de vitaminas com alto poder de combater infecções. 

  • Folhas de louro

Muito famosas no preparo de feijão ou da famosa feijoada de domingo, colocar folhas de louro nessas refeições ajuda a deixar os pratos mais leves. Ainda, as folhas de louro são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a melhorar o nível de HDL no sangue, que é o colesterol bom. 

O seu uso como remédio natural é melhor aproveitado na forma de chá, que pode ser usado para combater o congestionamento nasal de gripes e resfriados. Ainda, para as mulheres pode auxiliar a regular o ciclo menstrual.

  • Pimenta

A pimenta é um tempero que provoca um certo ardor ao ser ingerida, há quem goste dessa sensação e há pessoas que não gostam. Por isso, ela pode ser utilizada no preparo de alimentos à gosto em uma grande diversidade de pratos, sendo bastante versátil. Existem pimentas extremamente picantes e outras consideradas mais leves. 

A pimenta é um descongestionante natural e possui uma substância chamada capsaicina, capaz de combater vários tipos de dores, tendo uma função analgésica muito forte. Além disso, essa substância é responsável por acelerar o metabolismo do corpo, que ajuda na queima de calorias. 

  • Noz moscada

Esse tempero é muito utilizado pela culinária oriental, mas já é bem difundida no mundo todo hoje, para o tempero principalmente de carnes. A noz moscada é composta por uma substância chama miristicina, que auxilia na prevenção da doença de Alzheimer, pois é capaz de inibir a ação de uma enzima responsável pela sua causa. 

É também fonte de minerais, como potássio, cálcio, ferro e manganês, que são essenciais para o funcionamento do nosso corpo, ajudando na melhoria do sistema imunológico. Entretanto, é preciso tomar cuidado ao usar esse tempero, pois ele é prejudicial em grandes quantidades, já que causa náusea, diarreia e alucinações. Por isso, use-o com bastante cuidado e em pequenas doses na preparação de alimentos.

  • Canela

A canela é um condimento muito comum no consumo com frutas, como a banana e a maçã. Essas combinações podem ser uma sugestão de sobremesas deliciosas e mais saudáveis. Ou mesmo uma boa opção de pratos para o café da manhã. 

A canela possui a função de trazer saciedade para o corpo e acelera o metabolismo, sendo, por isso, muito utilizada por pessoas que procuram perder peso. Além disso, auxilia indivíduos pré-diabéticos e diabéticos, já que consegue reduzir a concentração de glicose no sangue e o aumento da sensibilidade do corpo à insulina. 

  • Orégano 

O orégano é muito associado ao consumo de tomates, ou molhos de tomate, que são alimentos presentes na saborosa contribuição da culinária italiana que é a pizza! Mas você pode experimentar temperar outros alimentos com orégano, como, por exemplo, ovos mexidos, que é uma boa pedida de café da manhã. 

O orégano é conhecido por ser um antioxidante natural, o que retarda o envelhecimento das células do nosso corpo. Possui também função anti-inflamatória e antibacteriana. 

  • Alecrim

O alecrim é também um tempero muito versátil, vai bem no preparo de verduras e carnes vermelhas, especialmente se forem pratos assados. Ficou muito famoso ainda por ser utilizado em coquetéis, como o gin e tônica, dando uma nota refrescante para essa bebida. 

É  uma erva que também possui ação antioxidante. Um de seus componentes é o ácido carnósico, que consegue combater as ações danosas de radicais livres no cérebro. Ainda, para aquelas pessoas que decidiram cultivar em casa uma pequena horta, o alecrim é uma planta que funciona como repelente natural.

  • Manjericão 

O manjericão é uma erva extremamente cheirosa e seu consumo fresco fica ótimo em saladas, ou como acompanhamento de massas. Além disso, combina muito bem com queijos e tomates e pode ser um delicioso ingrediente para um molho pesto. 

O manjericão é rico em flavonoides, que reduzem a oxidação do colesterol, controlando o nível do colesterol ruim. Possui também ação anti-inflamatória, que faz muito bem para aliviar as dores de quem sofre de artrite. É um poderoso tempero no combate ao estresse, já que auxilia a reduzir os níveis de cortisol do corpo. 

E então o que achou de saber um pouco mais sobre os temperos caseiros? Acha que é uma boa opção deixar de usar temperos prontos e dar preferência para temperos naturais feitos em casa? Deixe aqui seu comentário sobre o que você achou desse texto e aproveite para continuar nos acompanhando, pois diariamente trazemos novos conteúdos, que te ajudam a ficar por dentro do universo da gastronomia e muito mais.