a história do hambúrguer e os tipos que você encontra no QG Jeitinho Caseiro

    Tipos de sanduíche que você encontra no QG – Caseiro Cheddar e Bacon

Não é de hoje, e já está mais do que provado, que o hambúrguer é um alimento que realmente caiu no gosto das pessoas. Observamos esta tendência principalmente nos dias atuais, quando passeamos pelos grandes centros do país e vemos espalhados pelas cidades, não só as famosas redes de fast-food, mas também diversos estabelecimentos especializados em hambúrgueres gourmet e até mesmo aqueles que caíram na graça dos brasileiros, os food trucks.

Mas além dos fast-foods, food-trucks e locais onde podemos saborear um delicioso hambúrguer, seja ele artesanal ou não, algo que facilita bastante o nosso acesso a este alimento, são também as empresas de delivery, que tem se popularizado cada vez mais e nos salva nos momentos em que estamos com fome e não queremos sair de casa para comer.

O fato é que, independentemente de ser na rua, na calçada, na lanchonete, restaurante, ou em casa, não há nada melhor do que ter a oportunidade de saborear uma delícia como esta, que, para a nossa alegria, tem cada vez mais opções e tipos, aos quais podemos escolher e se encaixam perfeitamente nas mais diversas ocasiões do nosso dia a dia.

Veja, no artigo de hoje, os inúmeros tipos de hambúrguer existentes aqui no Brasil e ao redor do mundo, e também as opções que o QG tem para te oferecer e te ajudar a matar a sua fome.

O que é hambúrguer?

O hambúrguer, também chamado e conhecido mundo afora como hamburgo e hamburguesa, é, nada mais nada menos, que um sanduíche de carne moída, feito, principalmente com a bovina, mas que pode ser também feito com frango, carne suína, ou até mesmo sem nenhuma espécie de carne, que são os estilos vegetarianos.

Geralmente ele é temperado e, em grande parte dos casos, tem um formato circular, sendo servido com alguns condimentos e diversos ingredientes, que são colocados dentro do pão, como alface, tomate, cebola, queijo, bacon, entre outros. Como dissemos, trata-se de um alimento que caiu no gosto das pessoas, principalmente pelos variados sabores de hambúrguer aos quais temos acesso hoje e por também serem acompanhados pelo combo de batata frita e refrigerante.

A origem e surgimento do hambúrguer

No que diz respeito à origem do hambúrguer, ao que se sabe, esta teve início no final do século 13 e está intimamente ligada ao Império Mongol, fundado por Genghis Khan, que tinha seus domínios estendidos desde a Península Coreana até o Leste Europeu.

Neste período, os herdeiros de Genghis, que o ajudavam a dominar tais terras, tinham a tradição e o hábito de moer as carnes que eram mais duras e eles não conseguiam roer, geralmente as de cavalo e camelo. A elas, eles costumavam adicionar leite, pois assim era possível dar liga e torná-las mais mastigáveis.

Porém, a versão em formato de sanduíche, tal qual conhecemos hoje, só ganhou popularidade séculos mais tarde, quando os imigrantes alemães, vindos especificamente do porto da cidade e Hamburgo, na Alemanha, levaram a iguaria aos Estados Unidos, na segunda metade do século 19.

Neste primeiro contato com o prato, os norte-americanos resolveram batizá-lo de hamburg steak ou bife de hamburgo em português, em uma referência à cidade portuária alemã onde os imigrantes embarcaram rumo à América.

Uma vez nos Estados Unidos, o hambúrguer ganhou verdadeira popularidade e deu um salto no gosto dos norte-americanos, quando, em 1921, a primeira rede de lanchonetes em formato fast-food, a White Castle, passou a servir a seus clientes um hambúrguer cozido no vapor, repleto de cebola.

Sua popularidade se deu, não só por se tratar de um prato novo ou em decorrência do sabor, mas também pelo preço que era comercializado. A White Castle vendia seus hambúrgueres a 70 centavos de dólar.

De lá para cá, o hambúrguer ganhou cada vez mais o mundo e hoje é uma das preferências daqueles que querem economizar, principalmente tempo, fazendo um lanche reforçado, que além de saboroso, lhes dará sustentação.

Tipos de hambúrguer 

Dos tradicionais, passando pelos gourmets, artesanais, vegetarianos, e diversos outros, com sabores, recheios e formas de produzir variadas, os hambúrgueres contam com uma infinidade de tipos e são excelente opção de lanche, que atende a todos os gostos, inclusive aqueles mais exigentes.

Confira, a seguir, cada um dos principais tipos de hambúrguer e escolha qual o seu preferido.

Tradicional

Este é o tipo de hambúrguer, que conforme o nome já diz, é o mais simples de fazer, montar e facilmente encontrado, tanto nas barracas e quiosques nas ruas, quanto em todas as redes de fast-food espalhadas pela cidade.

A sua composição leva pão, carne, queijo, bacon, salada e molho, e atende ao gosto daqueles que têm um paladar mais tradicional, não gostando de tantas inovações ou de ingredientes tão diferentes em seus sanduíches.

Gourmet

O hambúrguer gourmet é um tipo que, de uns anos para cá, tem ganhado cada vez mais o gosto e a preferência das pessoas, principalmente aqui no Brasil. Isso acontece, porque ele deu ao estilo tradicional uma nova roupagem, sendo produzido com ingredientes diferenciados e mais frescos, em contraposição ao primeiro tipo, que se utiliza mais de alimentos processados em sua produção.

Assim, os hambúrgueres do tipo gourmet se diferenciam dos demais por serem mais refinados e geralmente produzidos no próprio estabelecimento onde este é comercializado. Eles costumam ser compostos por apenas um blend de carne, com uma porcentagem determinada de gordura, que garante a suculência e os sabores do hambúrguer.

No que diz respeito ao pão, os que são utilizados neste estilo são aqueles considerados mais macios, como o pão brioche, por exemplo. Já no restante dos ingredientes, o que se preza neste tipo de produção é que os alimentos sejam frescos, nobres e que tenha uma procedência de qualidade.

Artesanal

Geralmente, as pessoas costumam fazer confusão entre os tipos gourmet e artesanal, acreditando que se tratam basicamente do mesmo estilo e forma de produção. Entretanto, cada um possui suas particularidades, que precisam ser devidamente esclarecidas.

No caso do gourmet, o que o caracteriza, é o fato de ele remeter à alta gastronomia, se utilizando, como dito acima, de ingredientes frescos e nobres em sua preparação. Já no caso do hambúrguer artesanal, a sua principal característica é que ele é feito de forma manual, porém sem que haja tanta preocupação com a procedência dos produtos utilizados em sua composição.

Aqui, tudo é preparado manualmente e até mesmo de forma caseira, inclusive o pão que é utilizado para construir o sanduíche.

Vegetariano

Os hambúrgueres vegetarianos são aqueles que não levam carne em sua composição, sendo preparados com outros produtos que possam substituí-la, como queijo, legumes, laticínios, ovo, verduras e assim por diante.

Vegano

Já este tipo veio para atender à uma parcela cada vez mais crescente da população, que são os veganos, ou seja, pessoas que optaram por não se alimentarem de nenhuma comida de origem animal.

Sendo assim, os hambúrgueres veganos não levam nenhum ingrediente que tenha esta origem e geralmente são preparados com milho, batata, proteína de soja, queijo de soja, que é o tofu, alguns cereais e leguminosas, que completam o prato.

Light

Para aqueles que são amantes de um bom hambúrguer, mas não querem nada muito gorduroso, existem diversas opções de hambúrgueres light, que podem atender facilmente à demanda de pessoas que não desejam consumir tantas calorias.

Neste sentido, para a produção deste tipo, são utilizados ingredientes de baixa caloria em todas as etapas, como pães mais leves, carnes sem gordura, ou frango e peixe, caso a pessoa não coma carne bovina, e também molhos a base de iogurte, queijos light, guacamole, entre outros.

Abacate

Partindo para as opções diferentonas, o primeiro tipo é o sanduíche de abacate, que foi criado por um restaurante de Londres. Ele é basicamente composto por um abacate cortado ao meio e recheado com verduras, queijo, bacon e carne empanada.

Cheeseburger na Lata

Criado por um empresa alemã, que tinha como público-alvo as pessoas adeptas do acampamento, este hambúrguer era comercializado dentro de uma lata. Porém , apesar da tentativa, ele não teve uma boa recepção entre os consumidores, que não aprovaram ao experimentarem a iguaria.

Lasanha

Um restaurante nos Estados Unidos chamado PYT, criou um hambúrguer de lasanha. É isso mesmo! No lugar da carne, a ideia foi colocar o prato italiano e servir para os mais aventureiros.

Luther Burger

E que tal experimentar um hambúrguer, que no lugar do pão tem donuts? Este é o Luther Burger, que uniu duas paixões americanas: as rosquinhas, que todos eles amam e o hambúrguer. Mas cuidado: se você resolver experimentar esta preparação mais do que diferente, saiba que suas calorias giram em torno de 800 a 1500 em apenas um sanduíche.

Miojo

Sim, é isso mesmo que você está lendo. Uma lanchonete em Nova York, nos Estados Unidos, resolveu inovar e lançou o hambúrguer, que no lugar do pão tinha miojo, o macarrão instantâneo que mais divide opiniões ao redor do mundo.

E por mais que você ache estranho, o tal hambúrguer de miojo teve tanto sucesso, que a lanchonete não parou por aí e criou o versões de queijo-quente e burrito.

Pizza

Se você ama muito fast-food, este tipo foi criado especialmente para você. Isso porque ele uniu dois dos principais pratos da comida rápida: o hambúrguer e a pizza, sendo o primeiro cozido dentro da uma massa de pizza, com os demais ingredientes do prato italiano e contendo, nada mais nada menos, que 1360 calorias.

Holy Cow

O Holy Cow é também um tipo de hambúrguer bastante especial, por diversos motivos. Primeiro pelo seu nome, que significa “Vaca Sagrada”; segundo porque ele foi criado em comemoração ao Dia dos Pais nos Estados Unidos; e terceiro porque ele foi desenvolvido com base no típico churrasco americano e contém 17 tipos de carne.

Hambúrgueres do QG

Depois de ler tudo isso, de conhecer a história por trás da criação do hambúrguer, bem como os mais diversos tipos de hambúrgueres existentes, nós temos certeza que você está com fome, não é mesmo?! Para te ajudar, segue uma lista com os principais sanduíches que você encontra aqui. São 10 variadas opções, para você se deliciar e experimentar o verdadeiro Jeitinho Caseiro aqui do QG. Confira:

QG Caseiro

E por falar em caseiro, nós já começamos por essa maravilha, que é composta por hambúrguer artesanal, pão brioche, alface, queijo mussarela, molho e tomate. É a nossa opção tradicional para você, com uma pitada de gourmet.

QG Caseiro Cheddar e Bacon

Um pouco mais incrementado, este sanduíche, que você encontra em nosso cardápio, em todos os nossos restaurantes, tem tudo que o Caseiro tem, com um diferencial de queijo cheddar e bacon.

QG Caseiro Duplo

Além de contar com todos os ingredientes do QG Caseiro, o QG Caseiro Duplo também conta com dois hambúrgueres artesanais, que têm a missão de matar completamente a sua fome. Vale a pena experimentar.

QG Cheddar

Já o QG Cheddar é daqueles sanduíches simples, mas extremamente saboroso, que tem em sua composição dois hambúrgueres artesanais, pão brioche, queijo cheddar cremoso e molho. É ou não é uma delícia?

QG Crocante

O QG Crocante é um sanduíche com hambúrguer artesanal empanado, bem sequinho, que vem acompanhado dos melhores ingredientes, como é o caso do pão brioche, queijo cheddar cremoso e molho.

QG Duplo

Outro mega sanduíche aqui do QG, feito especialmente para os momentos de maior fome. Isso porque ele conta com dois hambúrgueres artesanais, ovo, pão brioche, molho, alface, queijo mussarela e tomate.

QG Duplo Charme

Um sanduíche realmente charmoso, que traz em sua composição uma camada bem generosa de bacon, para satisfazer aqueles que mais amam essa maravilha. Além disso, o QG Duplo Charme também tem dois hambúrgueres artesanais, pão brioche, molho e queijo cheddar.

QG Filé de Frango

Dando início às opções mais leves do nosso cardápio, o QG Filé de Frango tem em sua composição filé de frango, pão sírio, queijo mussarela, molho, alface e tomate.

QG Frandelícia

Já se a sua fome é um pouco maior, mas você prefere uma carne um pouco mais magra em seu sanduíche, o QG Frandelícia é a opção ideal para você. Isso porque ele tem filé de frango, ovo, pão brioche, molho, bacon, queijo mussarela, alface e tomate.

QG Levíssimo

E para arrematar as nossas opções de sanduíches, que atendem a fome e a necessidade de todos, apresentamos o QG Levíssimo, que além de ter filé de frango e ser servido dentro de um pão sírio, ele também vem com queijo mussarela, molho, alface, repolho roxo e cenoura. Uma ótima opção para quem não quer fugir da dieta.

Pronto, agora que você já conhece as variadas opções de sanduíche do nosso cardápio, já pode escolher aquela que mais combina com a sua fome, não é mesmo?!

Acesse o nosso site e peca agora mesmo o seu: https://qgjeitinhocaseiro.com/site/cardapio/

E se você gostou deste conteúdo, continue nos acompanhando, pois todos os dias traremos novidades sobre o universo gastronômico e muito mais.

 

Créditos da Imagem: André Nascimento/ QG Jeitinho Caseiro