Ter no quintal de casa um alimento gostoso e extremamente benéfico à saúde. Esse é um privilégio imenso dos brasileiros, que têm no Norte do país a castanha, fruta típica da região, mas que já conquistou todo o território nacional e internacional – não por acaso é um dos principais produtos de exportação da Amazônia!

O motivo não é um só, são vários! No geral, as oleaginosas – como noz, avelã, castanha do Brasil e de caju, macadâmia, pistache, amêndoa, etc. – são ótimas para o nosso organismo.

In natura, torrada, na forma de farinha, com doces ou sorvetes… a forma de consumo varia de acordo com o gosto de cada um. Importante mesmo é manter esse alimento no cardápio diário.

Estudos realizados em 2010 pela Archives of Internal Medicine indicam que uma unidade por dia seja suficiente pra reduzir consideravelmente o colesterol ruim (LDL). Ricos em arginina e ácido alfalinolênico, esses alimentos ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, protegendo o coração e preservando o corpo de problemas físicos em decorrência do stress.

Segundo a American Association for Cancer Research Frontiers, o pistache é rico em um tipo de vitamina E capaz de afastar os riscos de câncer de pulmão.

As castanhas do Brasil também são eficazes na prevenção e combate ao câncer, sobretudo o de próstata. A mesma associação concluiu que homens com níveis mais altos de selênio – substância abundante no alimento – reduzem em 60% as chances de desenvolver a doença.

Os rapazes têm mais motivos pra se renderem ás oleaginosas. Estudos realizados pelo Huffington Post apontam que consumir grandes quantidades de nozes aumenta a vitalidade e a mobilidade do esperma. Já o pistache ajuda a reduzir a disfunção erétil.

Para as mulheres a boa notícia é que as oleaginosas ajudam na manutenção do peso. Apesar de gordurosas, estudos indicam que as castanhas, por exemplo, satisfazem mais que outros alimentos com o mesmo valor calórico e ainda possuem um valor nutritivo bem maior. Fora que o óleo da castanha é usado na fabricação de vários produtos de beleza.

Além do corpo, esses alimentos contribuem para a saúde do cérebro. Um estudo do British Journal of Nutrition mostra que oleaginosas em geral, mas sobretudo os amendoins, reduzem riscos de problemas cognitivos, e que nozes melhoram a memória e as funções motoras.

O QG procurou saber mais sobre os benefícios da castanha e seus derivados porque se preocupa com o seu bem-estar.

É só mais um jeitinho de ajudar todo mundo a ser mais saudável e feliz! =)

 

Nossas fontes:
– http://www.castanhadopara.net/10-beneficios-da-castanha-do-para/
– http://todaela.uol.com.br/nutricao-e-saude/voce-conhece-todos-os-beneficios-das-castanhas
– http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI3023998-EI1501,00-Mantenhase+jovem+e+saudavel+com+uma+castanha+por+dia.html