higiene pessoal e alimentação

Os cuidados ao se manusear alimentos – como devemos nos preparar nos ambientes onde a alimentação é preparada

Trabalhar diretamente com a manipulação de alimentos é algo que requer o maior cuidado possível, pois, a partir disso, consegue-se evitar que contaminações e problemas de saúde aconteçam com aqueles que se alimentarem dos pratos preparados, seja em restaurantes, demais estabelecimentos voltados para a alimentação, ou mesmo dentro de nossas próprias casas.

Neste sentido, é preciso que as pessoas responsáveis pela manipulação destes alimentos invistam na higienização pessoal adequada, uma vez que, ao fazer isso, as chances de que contaminações químicas, físicas, ou até mesmo microbiológicas aconteçam, diminuem de maneira considerável.

É importante lembrar também que, além dos manipuladores, é fundamental que se faça a higienização correta dos equipamentos e utensílios utilizados na cozinha, pois isso garante que o alimento mantenha suas propriedades e nutrientes adequados, que fazem com que o prato final chegue à mesa da forma como deve chegar, ou seja, saboroso e nutritivo.

O tema de hoje do nosso blog é de fundamental importância e merece atenção, principalmente por parte daqueles que atuam na cozinha dos restaurantes, ou mesmo dentro de casa. Por esta razão é que te convidamos para nos acompanhar nesta leitura e conferir o que pode e o que não pode quando o assunto é manipulação de alimentos e higiene pessoal.

Os cuidados necessários para uma manipulação de alimentos adequada

A higiene pessoal dentro do processo de manipulação de alimentos é algo de real importância, pois indivíduos que por ventura se alimentam de comidas, física, química, ou biologicamente contaminadas, correm sérios riscos à saúde, podendo estes ser levados, inclusive, a óbito.

Diante disso, aqueles que têm esta função dentro da cozinha, ou seja, trabalham diretamente na manipulação dos alimentos e preparo dos pratos, precisam tomar certos cuidados, para que, dessa maneira, seja possível oferecer a melhor alimentação possível a todos.

Continue a leitura e saiba quais são os principais cuidados que se tem que tomar, no que diz respeito à higiene pessoal, para uma manipulação adequada de alimentos:

Começando pelos uniformes

O primeiro ponto que vamos abordar neste processo é o uso de uniformes, que são essenciais quando o assunto é uma manipulação de alimentos adequada, principalmente na cozinha dos restaurantes. Sendo assim, é preciso que os mesmos sigam algumas características importantes, pois isso vai afastar o risco de contaminação.

Entre estas características é possível citar que os uniformes devem:

  • ter cores claras, de preferência branca;
  • ser mantidos em um bom estado de conservação, o que quer dizer que não devem ter furos, rasgos ou remendos em quaisquer partes que sejam;
  • ser mantidos bem limpos e devidamente passados;
  • ser trocados todos os dias;
  • se forem utilizadas calças e blusas, é preciso que estas sejam feitas de algodão, sem bolso e com o devido conforto, que facilite os movimentos dentro da cozinha e no processo de manipulação;
  • no que diz respeito aos aventais, quando a manipulação não envolver o uso de água, estes devem ser de tecido, e quando este for o caso, os mesmos precisam ser de borracha;
  • sapatos devem ser fechados e as botas de borracha branca;
  • e, por fim, é obrigatória a utilização de redes ou toucas, que vão manter os cabelos dos profissionais presos, evitando, assim, que os mesmos caiam em cima dos alimentos.

Em nenhuma hipótese trabalhar doente

A pessoa responsável pela manipulação de alimentos dentro de uma cozinha em nenhuma hipótese deve trabalhar doente, principalmente se se tratar de algum tipo de doença transmitida por vírus, como é caso de gripes, resfriados, febre, diarreia, entre diversas outras.

Isso porque o vírus é algo que pode ser transmitido com facilidade para os alimentos, principalmente nos casos em que o manipulador não se encontra com a vestimenta adequada. Com isso, ocorre a contaminação do alimento neste processo, o que pode causar danos à saúde de quem for se alimentar dos pratos

Cuidado com as unhas

Por se tratar de uma das principais fontes de contaminação dos alimentos, é preciso ter um cuidado redobrado com as mãos e com as unhas. Neste sentido, mantê-las sempre cortadas, limpas e sem esmalte, vai permitir que o processo de manipulação seja realizado da melhor maneira possível e sem riscos à saúde de nenhuma pessoa.

Além disso, evitar o uso de anéis também contribui para a contaminação por bactérias, que podem estar escondidas nestes itens.

Mãos e braços

Seguindo adiante, agora vamos falar sobre os cuidados específicos que se deve ter com as mãos e com os braços no processo de manipulação de alimentos. Assim, as primeiras coisas a se saber é que ambos precisam estar bem limpos e com as unhas aparadas, como dissemos acima.

Depois, é importante saber que, tanto mãos, quanto braços, precisam ser higienizados todas as vezes que for iniciado o trabalho; antes e depois de comer, fumar ou que passar as mãos em qualquer parte do corpo; após trabalhar com detritos, lixos e vasilhas sujas; após o uso do banheiro;  depois de manipular alimentos não limpos ou crus; e, finalmente, em todas as ocasiões em que houver o retorno à estação de trabalho.

Agora, aprofundando mais o assunto, o processo de higienização de mãos e braços deve ter os seguintes critérios:

  • utilizar sabão bactericida e água corrente para a limpeza das mãos e braços, deixando os mesmos em contato com estas substâncias por pelo menos 15 segundos, limpando muito bem entre os dedos e as unhas;
  • depois é preciso secar, utilizando ar quente ou papel-toalha branco;
  • por fim, utilizar uma solução à base de álcool iodado 0,1% e glicerinado, ou ainda de álcool 70%, lembrando de deixar secar de forma natural.

Utilizar luvas

Outro item que ajuda bastante no processo de manipulação adequada dos alimentos são as luvas, sendo que as que mais se recomenda utilizar são as de vinil ou as de látex.

As luvas são excelentes alternativas, por serem bem resistentes, evitando o contato direto com o alimento, o que faz com que haja uma proteção redobrada, para que nenhuma das partes sofra contaminação.

Capacitação

Se estivermos falando especificamente da manipulação de alimentos em estabelecimentos que trabalham com alimentação, o ideal também é que haja um investimento na capacitação dos colaboradores, de forma geral, no que diz respeito à higiene pessoal dentro deste processo.

Dar atenção a este fator, contribui para que as pessoas criem uma consciência e apliquem corretamente em seu dia a dia as melhores práticas, evitando, assim, contaminarem-se e também contaminarem os alimentos que estão sob a sua responsabilidade.

Conforme pudemos acompanhar, cuidar para que manipulação de alimentos ocorra de maneira adequada, levando em consideração a higiene pessoal é algo de extrema importância. Por isso, investir na implementação dessas dicas vai garantir que problemas sejam evitados no futuro e que todos mantenham-se devidamente satisfeitos e bem alimentados, não é mesmo?!

E você, o que faz para manter a higiene pessoal na manipulação dos alimentos? Deixe nos comentários as suas práticas e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos, para que eles também saibam quais cuidados tomar.