Conheça os bastidores de criação da rede mais famosa de fast-food do mundo

Filme: Fome de poder 

Filmes são uma das melhores formas encontradas para retratar os fatos que acontecem em nossa realidade, certo? A sétima arte, como também é conhecido o cinema, consegue reproduzir histórias passadas e atuais, em alguns casos, com precisão, para que tenhamos acesso a informações e acontecimento

s que marcaram e continuam marcando o contexto em que vivemos atualmente. 

Este é o caso do filme Fome de Poder (The Founder), que conta a história por trás da criação da rede de fast-food McDonald’s. 

Para conhecer um pouco mais sobre essa interessante história e entender como a empresa foi criada, venha conosco nesta leitura e confira!

Um pouco sobre o filme

Lançado em março de 2017, com direção de John Lee Hancock e roteiro de Robert Siegel, o filme, que faturou US$ 24,1 milhões, conta toda a trajetória por trás da criação do McDonald’s, uma das principais redes de fast-food do mundo. 

Interpretado por Michael KeatoN, protagonizando a história está Ray Kroc, que na época era um simples vendedor de liquidificadores industriais e foi o grande responsável por espalhar o sistema criado pelos irmãos McDonald, Richard e Maurice, mundo afora. 

É isso mesmo! Por mais que se atribua a criação da grande rede à Ray Kroc, na verdade quem realmente a fundou foram os irmãos McDonald, conhecidos no filme como Dick e Mac. E é exatamente neste ponto que estão as nuances mais importantes e interessantes dessa história, as quais vamos compartilhar com você nos parágrafos seguintes. 

O filme conta como tudo começou… 

Antes de se tornar o que conhecemos hoje, o McDonald’s era apenas uma lanchonete familiar, fundada nos anos de 1940 pelos irmãos Richard e Maurice McDonald, na cidade de San Bernardino, sul do estado da Califórnia. 

Na época, eles foram vistos como pioneiros e considerados revolucionários porque transformaram o famoso modelo dos drive-ins, da década de 1950, trazendo uma nova configuração para a forma como as pessoas comiam sanduíches fora de casa. Isso acabou por chamar a atenção de Ray Kroc, que, algum tempo depois, transformou este sistema criado pelos irmãos em uma franquia mundial. 

Durante seus quase 120 minutos, o filme conta como se deu a trajetória de Ray, do momento em que conheceu Dick e Mac, até a hora em que se apropriou da ideia dos irmãos e transformou o McDonald’s na grande rede de fast-food que conhecemos hoje. 

Pedido inesperado

Como dissemos, e conforme o filme mostra, Ray era apenas um vendedor (não tão bem-sucedido assim) de liquidificadores industriais, que viajava o país oferecendo os aparelhos para diversos tipos de comércio. Nestas viagens, ele costumava se alimentar nos drive-ins, modelo em que garçonetes iam até o carro dos clientes, para tirar e entregar seus pedidos. 

Um dia Kroc é surpreendido com um pedido de, nada mais nada menos, que seis mixers, feito por uma pequena lanchonete, localizada na cidade de San Bernardino. Imediatamente Ray se disponibiliza a fazer a entrega e sai, dirigindo, em uma longa viagem, de aproximadamente três mil quilômetros, do estado do Illinois, até a Califórnia. 

O que ele viu ao chegar?

Chegando ao seu destino, Ray, de imediato, viu algo que se diferenciava bastante dos outros estabelecimentos que conhecia. No McDonald’s não haviam garçonetes e os próprios clientes se direcionavam aos caixas para fazer seus pedidos, recebendo-os praticamente de imediato. 

Tratava-se de um estabelecimento um pouco maior que um quiosque, onde as pessoas faziam fila para pedir o lanche que queriam consumir, algo que era bastante inovador para a época e que deixou Kroc bastante confuso, uma vez que, diferente dos outros estabelecimentos, em que as pessoas comiam em seus carros, no McDonald’s, que visitava pela primeira vez, não sabia muito bem onde se alimentar. 

Tour pelo McDonald’s

Apesar de se sentir confuso, Ray encontra um banco e lá mesmo se senta para comer o que, em suas próprias palavras, era o melhor sanduíche que já tinha comido na vida. Neste momento surge Mac McDonald, apresentando-se e perguntando se está tudo bem. Ao perceber que se tratava de um dos proprietários, Kroc logo se identifica e é convidado por Maurice para fazer um tour guiado pela cozinha da lanchonete. 

É nesse momento então, que ele conhece o inovador sistema criado pelos irmãos, desenvolvido para preparar e servir os sanduíches em segundos, algo que também surpreendia a todos, por se tratar de uma grande novidade na época. Lá ele observou que tudo o que viu era possível pelo simples fato da cozinha ser dividida em estações.

A real história dos irmãos contada no filme

Impressionado com tudo o que viu, Ray convidou os irmãos para lhes pagar um jantar, pois queria conhecer a história dos dois e como chegaram até aquele modelo inovador de negócio. Durante a refeição eles contaram absolutamente tudo, desde os negócios anteriores que tiveram e que fracassaram, principalmente em decorrência da crise de 1929, até o ponto mais alto da conversa, que foi a forma como desenvolveram o sistema praticado na cozinha. 

Os dois discorreram e explicaram que foram para um quadra de tênis desenhar o sistema de divisão implementado na cozinha. Lá eles disseram que fizeram vários testes, com a participação dos funcionários, simulando a forma como trabalhariam, até chegarem ao modelo ideal. 

Além de explicarem isso, eles falaram também sobre a inauguração do McDonald’s, que  quase se tornou um fracasso, porque as pessoas não entendiam que tinham que descer do carro para fazer seus pedidos e porque, em uma segunda inauguração, houve um ataque de moscas, que acabou espantando todos que lá estavam. 

A proposta de Ray

Depois de conhecer tudo aquilo, Ray retorna e faz aos irmãos com uma proposta de parceria, para a abertura de franquias em todo o país. Porém, para a sua surpresa, os dois negam, informando-lhe que já haviam tentado implementar este modelo de negócio, no entanto, haviam se frustrado, pois os franqueados não conseguiam manter o padrão de qualidade esperado e exigido por eles. 

Mesmo com a negativa de Dick e Mac, Kroc volta para casa, mas não desiste de colocar a sua grande ideia em prática. 

Os Arcos Dourados

Depois de conhecer os Arcos Dourados, que faziam parte da estrutura de uma das lanchonetes franquia montada pelos irmãos em Phoenix, e que hoje compõem a marca da empresa, Ray ficou novamente impressionado e voltou para conversar com os dois, dessa vez convencendo-os de que deveriam espalhar aqueles arcos por todo o país. 

Assinado o contrato de franquia, Ray hipoteca a sua casa para conseguir dinheiro e começar a construção do novo McDonald’s em seu estado de origem, Illinois, fazendo com que os negócios comecem a ir bem e prosperar, inclusive, vendendo diversas outras franquias pelo estado. 

A virada do jogo

Apesar de estar conseguindo abrir diversas lanchonetes pelo país, Ray não tinha um faturamento satisfatório, o que fez com que ele, além de atrasar os valores da hipoteca de sua casa, também tivesse que pedir mais dinheiro emprestado no banco, para cobrir os custos com a empresa e abrir mais franquias, ao que lhe foi sumariamente negado. 

E foi exatamente neste momento que o jogo virou a seu favor. Ray conheceu, por acaso, Harry Sonneborn, que lhe deu a grande sacada, para que, além de driblar as resistências dos irmãos McDonald, também garantisse que ele tivesse um controle de qualidade eficiente sobre as franquias e, por fim, um aumento significativo de seus rendimentos. 

O que Harry lhe mostrou é que ele estava investindo no negócio errado, que na verdade ele deveria investir na compra dos terrenos onde as novas franquias deveriam, obrigatoriamente, ser abertas de agora em diante. Com isso, Ray passaria do negócio de alimentação, para o imobiliário. 

Foi com esta grande sacada, que Ray Kroc se tornou o nome por trás do McDonald’s que conhecemos hoje. O que aconteceu é que ele acabou comprando a parte dos irmãos na sociedade que haviam firmado, fazendo, com isso, com que eles perdessem o direito de usar o próprio nome em sua lanchonete. Antes disso, Ray ainda quis comprar a lanchonete de Mac e Dick, porém, ambos se negaram a vender. 

Perdendo o direito de usar o próprio sobrenome, os irmãos McDonald mudaram o nome de seu estabelecimento para The Big M, só que a esta altura já era tarde, já que Ray decidiu abrir um McDonald’s bem em frente a deles. 

Sobre o filme

https://www.youtube.com/watch?v=8LvMLEZZGZs

Conforme pudemos acompanhar, a história tratada no filme Fome de Poder, que fala da criação do McDonald’s é totalmente surpreendente e repleta de reviravoltas. 

Diga nos comentários o que você achou de saber um pouco mais sobre o filme e lembre-se de compartilhar com seus amigos, para que eles também conheçam.