sustentabilidade na cozinha

A sustentabilidade deve ser questão sempre presente e com a cozinha não é diferente

Seja em que ambiente for, a sustentabilidade é uma questão que deve estar sempre presente, para que, dessa maneira, tenhamos a oportunidade de construir um mundo cada vez melhor, não só para nós mesmos, mas principalmente para as próximas gerações.

Por mais que achemos que nossas atitudes sejam pequenas e não causem o devido impacto, criar uma consciência sustentável é algo verdadeiramente urgente e que devemos praticar constantemente em nosso dia a dia, mudando hábitos, que, no final das contas, vão fazer toda a diferença para o meio ambiente como um todo.

E não há lugar melhor para dar o pontapé inicial em todo este processo do que na cozinha, seja da sua casa ou do seu restaurante.

Por esta e muitas outras razões é que no artigo de hoje vamos falar sobre ações sustentáveis, que você pode, aos poucos, implementar em seu dia a dia, e, com isso, contribuir para a construção de um mundo cada vez melhor para se viver.

Venha conosco nesta leitura e confira!

Práticas sustentáveis na cozinha

Por mais que muitas pessoas acreditem que adotar práticas sustentáveis seja algo complicado e caro, nos próximos parágrafos nós vamos mostrar que trata-se de algo mais simples do que se imagina.

Confira abaixo o que fazer para tornar a sua cozinha cada vez mais sustentável!

Congele a comida

A primeira dica que vamos compartilhar para você se tornar uma pessoa mais sustentável em sua cozinha é bem simples: mantenha a comida congelada. Trata-se de uma atitude que simultaneamente faz com que você economize tempo, dinheiro e também energia.

Dessa forma, o que você deve fazer é escolher um dia da semana para planejar suas refeições, para prepará-las e em seguida levá-las ao congelador. Feito isso, quando você for comer, é só descongelar e saborear os pratos que preparou.

É um processo prático, que além de tudo, te ajuda a se alimentar de forma saudável, economizando energia, algo que vai impactar e contribuir para a sustentabilidade na sua cozinha.

Descongelamento natural

Estas mesmas refeições, assim como os alimentos que estiverem congelados em sua geladeira, devem ser descongelados de forma natural. Por mais que a utilização do microondas seja mais prática, ao optar pelo descongelamento através dele, você estará gastando eletricidade de maneira desnecessária.

Assim, para que a sua cozinha se torne ainda mais sustentável, prefira o descongelamento natural, pois, além de tudo, isso vai te ajudar a economizar em sua conta de energia.

Desligue seus aparelhos

Outra atitude que ajuda bastante a na sustentabilidade na economia de energia é tirar da tomada os eletrodomésticos que você não estiver utilizando, como o microondas, o forno elétrico, entre outros. Ao fazer isso a sua economia pode chegar até a 5% em sua conta.

Opte por produtos a granel

Esta é uma outra atitude simples, que faz toda a diferença quando colocada em prática. Isso porque quando você opta por comprar produtos a granel, você evita o consumo daqueles que vêm em embalagens plásticas, que acabam por agredir o meio ambiente de forma geral.

Comece a consumir produtos orgânicos

Quando as pessoas pensam em produtos orgânicos, logo o que vêm a sua mente é o valor que se paga pelos mesmos. No entanto, por mais que sejam um pouco mais caros que os demais, os orgânicos trazem diversos benefícios para a vida de quem decide inseri-los em sua rotina.

Além de fazerem muito bem para a saúde, quando optamos por comprá-los, acabamos por colaborar, de forma direta, para a preservação do meio ambiente. Isso porque a sua produção não leva agrotóxicos ou quaisquer outros agentes químicos, que são também despejados no solo.

Assim, o ideal é que você dê preferência para produtores da sua região, já que, a partir disso, você estará contribuindo para o desenvolvimento da economia local, evitando também que gases poluentes sejam emitidos no ar, por meio dos meios de transporte utilizados para locomover os itens que são encontrados nas grandes redes de supermercado, por exemplo.

Se tiver condições e espaço, uma boa alternativa é também optar pela produção de uma horta caseira, que além de ser econômica, é saudável e muito sustentável.

Desenvolva o hábito de deixar as louças de molho

Seguindo adiante, outro hábito que ajuda bastante no processo de sustentabilidade é deixar toda a louça alguns minutos de molho antes de lavá-la, seja na hora do café, do almoço ou do jantar.

Esta atitude facilita a retirada da sujeira, tornando a limpeza mais rápida e ágil, o que, consequentemente, ajuda na economia de água e na menor utilização de produtos químicos, como é o caso do detergente, que contribui para a poluição do meio ambiente.

Dê preferência para as buchas vegetais

Na cozinha de grande parte das pessoas um item facilmente encontrado são aquelas esponjas utilizadas para lavar louças. O grande problema é que elas são produzidas com materiais derivados do petróleo, o que torna as buchas vegetais uma opção mais sustentável para esta finalidade, já que as mesmas são biodegradáveis e ainda têm a possibilidade de serem reutilizadas, bastando apenas fervê-las em água.

Evite o uso de produtos químicos

Geralmente, quando a pia da cozinha entope, nós, praticamente de imediato, apelamos para o uso de produtos químicos, para nos ajudar desentupi-la mais rápido, não é mesmo?! No entanto, por mais que seja um pouco mais moroso, o ideal é que optemos pelo bom e velho desentupidor, que, além de ser um item simples, também é barato e evita as contaminações comuns que ocorrem através dos produtos que citamos no começo.

Descarte o óleo no local correto

Quem nunca passou pela dúvida de não saber onde descartar o óleo de cozinha, logo após o preparo das refeições? Muitas pessoas, por não saberem muito bem o que fazer com o produto, acabam descartando-o diretamente na pia, uma atitude que não é, de maneira nenhuma, recomendada.

O que acontece é que o óleo, ao ser jogado no ralo acaba entupindo todas as tubulações e contaminando a água. Neste sentido, o que se deve fazer é, todas as vezes que o produto sobrar, guardá-lo em uma garrafa PET e levar para pessoas que saibam como o mesmo pode ser reutilizado.

Geralmente, esta reutilização ocorre na produção de sabão em barra e de muitos outros tipos de produtos, algo que é bastante benéfico e evita consideravelmente a poluição do meio ambiente.

Invista na separação e reciclagem de materiais

Por fim, algo que não pode ficar de fora de todo este processo é a separação e a reciclagem dos materiais que você utiliza em sua cozinha. Aqui, é importante que você e as pessoas que moram com você cultivem o hábito de separar produtos orgânicos de recicláveis, tornando, assim, a sua cozinha cada vez mais sustentável.

Pesquise se na sua região existem cooperativas que fazem reciclagem, se há coleta seletiva também, pois, ao investir nisso, você ajudará o desenvolvimento da sua comunidade, aquecendo a economia e também contribuindo para a geração de empregos.

Deu para perceber que pequenas atitudes fazem toda a diferença na hora de tornar a sua cozinha sustentável, não é mesmo?! Invista em cada uma delas com dedicação, espalhe-as entre os seus familiares e amigos, e com o passar do tempo você conseguirá observar os resultados positivos surgindo a partir disso.

Lembre-se também de deixar nos comentários o que você costuma fazer para implementar a sustentabilidade em sua rotina e de compartilhar este material em suas redes sociais, para que cada vez mais pessoas saibam como é simples e barato ser sustentável.